Jornal da COMUNICAÇÃO CORPORATIVA | Especial O ANO DA PANDEMIA

OANODAPANDEMIA 4 O s dois primeiros meses do ano de 2020, foram de apre- ensão e perplexidade. A doença surgida na cidade chine- sa de Wuhan, e inicialmente identificada como um surto de pneumonia, começava a ganhar força, dando sinais de que tomaria a proporção de uma pandemia mundial. Não demo- rou para que os primeiros casos começassem a aparecer em países da Europa, Ásia, Oriente e América do Norte. Diante da evidência de que o vírus não respeitava fronteiras, o governo do Estado de São Paulo, cuja capital é a maior da América do Sul, começou a se preparar para enfrentar a doença que fatal- mente chegaria por aqui. Em março, o governo do Estado, constituiu o Centro de Contingência do Coronavírus, coordenado pelo infectologista David Uip, para monitorar e coordenar ações contra a propa- gação do novo coronavírus em São Paulo. A decisão ocorreu após a confirmação do primeiro caso no País, justamente na capital paulista. Por meio de campanhas publicitarias e coletivas de impren- sa, o governo buscou disseminar a maior quantidade de infor- mações junto à população, esclarecendo sobre os cuidados básicos e individuais necessários no combate à doença. Neste processo, a área de comunicação do Governo trabalhou em conjunto com os todos os municípios do Estado como relata o Secretário Executivo da Secretaria de Comunicação do Gover- no de São Paulo, Eduardo Pugnali . “Contatamos os responsá- veis pelas áreas de Comunicação de cada Regional de Saúde do Estado para distribuir informações pelos municípios abrigados por elas. Nos transformamos em um grande gerador de mate- rial e informação para esses municípios. Até hoje, essa comuni- cação direta tem feito diferença.”, comenta. Ao mesmo tempo em que atuava na distribuição estratégica dessas informações, o governo do Estado precisou se dedicar ao combate de outro inimigo tão cruel quanto o coronavírus: as fake news . Uma nova frente de trabalho foi criada, atuando no universo digital, identificando notícias e informações falsas em torno do coronavírus, em um esforço de neutralizar o seu efeito junto à população. “Eram informações com potencial de colocar em risco a vida das pessoas. Propaganda de medica- mentos sem eficácia no combate à doença, comentários que colocavam em dúvida a qualidade da vacina e a não utilização de proteções básicas, apareciam por todas as mídias digitais. Combatemos mais de 100 histórias e, mesmo diante des- te esforço, é possível que outras tenham escapado do nosso controle”, conta Pugnali. Ele explica, ainda, que além do mo- Coronavírus, a pauta diária GOVERNO DE SÃO PAULO

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