Jornal da COMUNICAÇÃO CORPORATIVA | Especial O ANO DA PANDEMIA

OANODAPANDEMIA 9 A Arcos Dorados é a maior empresa independente que opera a marca McDonald’s no mundo. Presente em 20 países, da América do Sul e Central, a rede de fast food soma mais de 2.200 restaurantes na região. Brasil, Argentina, Uruguai, Chile, Peru, Colômbia, Venezuela, Equador, México, Panamá, Caribe e suas ilhas têm lojas McDonald’s da Arcos Dorados em suas esquinas. Com um quadro de aproximada- mente 100 mil funcionários, a empresa é a porta de entrada do mercado de trabalho para os jovens e a responsável por ali- mentar, diariamente, mais de quatro milhões de clientes. Mas a pandemia do novo coronavírus chegou. O que fazer? Por ser uma empresa global presente em 119 países ao re- dor do mundo, a franquia McDonald’s já acompanhava o avanço da pandemia pela Ásia, Europa e região. Mas, a esperança de que o vírus não cruzasse o Atlântico e chegasse ao Brasil, aos poucos foi dando lugar a uma constatação de que o vírus tinha potencial devastador e alcance global. Como lidar com a crise que se avizinhava, quais políticas implementar e quais as re- comendações deveriam ser tomadas, foram alguns questiona- mentos feitos aos países que já sentiam os primeiros efeitos da pandemia. O intervalo entre o início da pandemia até a chegada do vírus às Américas do Sul e Central, foi o tempo necessário para o planejamento das ações de enfrentamento à Covid19, de modo a garantir a sobrevivência do negócio, dos empregos e das pessoas em toda a região onde a companhia opera. Embora, hoje, haja uma serie de formas de pedir digital- mente um lanche McDonald’s, evitando a ida a uma loja e o contato direto, a realidade na América do Sul, há um ano, era totalmente diferente. A grande maioria das transações eram feitas no balcão. Os cuidados com segurança alimentar, limpeza e higiene precisaram ser requalificados com o início da pandemia do novo coronavírus. Para tanto, a companhia instituiu um pro- grama denominado McProtegidos, elevando o nível de higiene e segurança dentro e fora de suas lojas. Como conta, David Grinberg , Vice-presidente de comunicação da Arcos Dorados A excelência na gestão de crise ARCOS DORADOS

RkJQdWJsaXNoZXIy NDU0Njk=