Matéria de Capa - 01

1 MATÉRIA DE CAPA | # 01 Abril Abril | April 2023 # 01Abril Abril | April 2023

2 Edição 01 ABRIL 2023 Matéria de Capa é uma publicação mensal do Jornal da Comunicação Corporativa, trazendo reportagem especial sobre tema da atualidade com impacto nas corporações e reflexos na sociedade Equipe de conteúdo Bruna Nunes, Larissa Sugiyama, Marcella Salles Produção Podcast Marcella Salles Equipe RTV Augusto Romano, Kauê Kallas Produção gráfica Ponto & Letra Editor de arte Nilson Santos Ilustrações Adobe Stock® , Freepik® Editor chefe Marco Antonio Rossi Edição digital virapagina.com.br Mega Brasil Comunicação é uma empresa multiplataforma responsável pela produção de conteúdo para o Jornal da Comunicação Corporativa, Rádio/TV Mega Brasil Online e newsletter Direto da Redação. Edita o Anuário da Comunicação Corporativa, os especiais Dia da Comunicação Empresarial e Final de Ano, organiza o Congresso Mega Brasil de Comunicação, Inovação e Estratégias Corporativas e os seminários Mega Brasil de Comunicação Interna e Relação com Empregados, e Mega Brasil de Benchmarking Mega Brasil Comunicação es una empresa multiplataforma responsable por la producción de contenidos para el Jornal da Comunicação Corporativa, Rádio/ TV Mega Brasil Online y el boletín Direto da Redação. Edita el Anuario de Comunicación Corporativa, los especiales El Día de la Comunicación Corporativa Mega Brasil y Fin de Año Mega Brasil. Organiza y produce el Congreso Mega Brasil de Comunicación, Innovación y Estrategias Corporativas y los seminarios Mega Brasil de Comunicación Interna y Relaciones con los Empleados y Mega Brasil Benchmarking Mega Brasil Comunicação is a multiplatform company responsible for producing content for the Jornal da Comunicação Corporativa, Rádio/TV Mega Brasil Online and the newsletter Direto da Redação. It edits the Corporate Communication Yearbook, the Corporate Communication Day and Mega Brasil Year-End specials. Organizes and produces the Mega Brasil Conference on Communication, Innovation and Corporate Strategies and the Mega Brasil Seminars on Internal Communication and Employee Relations, and Mega Brasil Benchmarking.

3 MATÉRIA DE CAPA | # 01 Abril Abril | April 2023 Desde que foi lançado, no final de 2022, o Chat GPT provavelmente foi assunto de uma roda de conversa em que você esteve ou pauta de um texto que você leu na internet. O chatbot, criado para escrever textos e desenvolver diálogos reais com os usuários, trouxe à tona grandes debates e reflexões sobre o avanço da Inteligência Artificial (IA) e como isso pode afetar a vida humana daqui pra frente. Desde que se lanzó a fines de 2022, ChatGPT probablemente haya sido el tema de una rueda de conversación en la que has estado o la agenda de un texto que has leído en Internet. El chatbot, creado para escribir textos y desarrollar diálogos reales con los usuarios, trajo grandes debates y reflexiones sobre el avance de la Inteligencia Artificial (IA) y cómo puede afectar la vida humana a partir de ahora. Since it was launched at the end of 2022, ChatGPT has probably been the subject of a conversation wheel you've been in or the agenda of a text you've read on the internet. The chatbot, created to write texts and develop real dialogues with users, brought up great debates and reflections on the advancement of Artificial Intelligence (AI) and how it can affect human life from now on.

4 Já em sua primeira semana no ar, a tecnologia desenvolvida pela OpenAI, com investimento da Microsoft, foi baixada por mais de cinco milhões de pessoas e deixou seus usuários intrigados com as informações que receberam. O ChatGPT faz parte de uma ampla gama de assistentes virtuais e possui tecnologia baseada em machine learning, ou seja, um campo da ciência da computação que estuda como os humanos se comporta e, a partir daí, gera habilidades semelhantes por meio das inteligências artificiais. O diferencial do chatbot é que a plataforma é capaz de compreender o que é dito pelo usuário para gerar um diálogo coerente, segundo o contexto da pergunta ou solicitação, com coerência em relação às respostas anteriores. En su primera semana en que se puso a disposición del público, la tecnología desarrollada por OpenAI, con inversión de Microsoft, fue descargada por más de cinco millones de personas y dejó intrigados a sus usuarios con la información que recibieron. Chat GPT forma parte de una amplia gama de asistentes virtuales y cuenta con tecnología basada en machine learning, es decir, un campo de la informática que estudia cómo se comportan los humanos y, a partir de ahí, genera habilidades similares a través de la Inteligencia Artificial. El diferencial del chatbot es que la plataforma es capaz de entender lo dicho por el usuario para generar un diálogo coherente, según el contexto de la pregunta o solicitud, con consistencia en relación a las respuestas anteriores. In the first week it was made available for use, the technology developed by OpenAI, with investment from Microsoft, was downloaded by more than five million people and its users were intrigued by the information they received. Chat GPT is part of a wide range of virtual assistants and has technology based on Machine Learning, that is, an area of computer science that studies human behavior and, from there, generates similar skills through artificial intelligence. The chatbot's differential is that the platform is able to understand what is said by the user to generate a coherent dialogue, according to the context of the question or request, with consistency in relation to previous answers.

6 Apesar de a Inteligência Artificial estar inserida no cotidiano humano desde os anos 1980, quando começaram a surgir os primeiros computadores domésticos, a forma como a tecnologia vem expandindo seu escopo e transformando a vida humana ainda pode causar estranhamento ou surpresa. Com ela, é possível aprimorar funções práticas e repetitivas, otimizar o tempo e até mesmo baratear operações. “A Inteligência Artificial é, basicamente, a externalização da nossa inteligência natural em algo inanimado”, explica o professor-doutor Lawrence Chung Koo, coordenador do curso de BI e Inteligência Competitiva, na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. “Às vezes, essa inteligência é apenas um mecanismo, ou seja, ele segue uma sequência, o que hoje as pessoas chamam de uma maneira mais científica, de algoritmo”. Si bien la Inteligencia Artificial forma parte del día a día del ser humano desde la década de 1980, cuando comenzaron a aparecer las primeras computadoras domésticas, la forma en que la tecnología ha ido ampliando su alcance y transformando la vida humana aún puede causar extrañeza o sorpresa. Con él es posible mejorar funciones prácticas y repetitivas, optimizar tiempos e incluso abaratar operaciones. “La Inteligencia Artificial es, básicamente, la externalización de nuestra inteligencia natural en algo inanimado”, explica el profesor-doctor Lawrence Chung Koo, coordinador del curso de BI e Inteligencia Competitiva de la Pontificia Universidad Católica de São Paulo. “A veces esa inteligencia es solo un mecanismo que sigue una secuencia, lo que hoy la gente llama de manera más científica, un algoritmo”. Although Artificial Intelligence has been part of human daily life since the 1980s, when the first domestic computers began to appear, the way in which technology has been expanding its scope and transforming human life can still cause strangeness or surprise. With it, it is possible to improve practical and repetitive functions, optimize time and even make operations cheaper. “Artificial Intelligence is, basically, the externalization of our natural intelligence into something inanimate”, explains professor-doctor Lawrence Chung Koo, coordinator of the BI and Competitive Intelligence course at the Pontifical Catholic University of São Paulo. “Sometimes this intelligence is just a mechanism, that is, it follows a sequence, what today people call in a more scientific way, an algorithm”.

7 MATÉRIA DE CAPA | # 01 Abril Abril | April 2023 Segundo Chung Koo, a máquina aprende muito rápido e acumula muito conhecimento. “E esse foi o grande pulo do gato dessa inteligência. A grande mudança do que vemos hoje, para o que víamos 40 anos atrás, é essa rápida aprendizagem das máquinas, sem necessitar do ensinamento humano”, afirma. Según Chung Koo, la máquina aprende muy rápido y acumula mucho conocimiento. “Ese era el secreto de esta inteligencia. El gran cambio de lo que vemos hoy a lo que vimos hace 40 años es este rápido aprendizaje automático, sin necesidad de enseñanza humana”, dice. According to Chung Koo, the machine learns very fast and accumulates a lot of knowledge. “That was the great secret of this intelligence. The big change from what we see today to what we saw 40 years ago is this rapid machine learning, without the need for human teaching”, he says.

8 Apesar de seu amplo escopo de atuação, ainda não é possível a Inteligência Artificial substituir o ser humano. “De maneira geral, ela não é capaz de tomar decisões, uma vez que elas envolvem nossos conceitos de valor, ética, nosso passado, nossas experiências... e nesse sentido, o ser humano é único. Ele é singular”, defende Chung Koo. “No geral, o conceito de IA é que ela começa a substituir várias funções do ser humano, como se ela tivesse uma inteligência como a nossa. Porém, o estágio em que ela se encontra é um primeiro estágio, que eu chamaria de IA Funcional. Ela funciona, mas em termos específicos”, completa. A pesar de la amplitud de acción, todavía no es posible que la Inteligencia Artificial sustituya al ser humano. “En general, ella no es capaz de tomar decisiones, ya que involucran nuestros conceptos de valor, ética, nuestro pasado, nuestras experiencias... en este sentido los seres humanos son únicos. ¡Somos unicos!, defiende Chung Koo. “En general, el concepto de IA es que comienza a reemplazar varias funciones humanas, como si tuviera una inteligencia como la nuestra. Sin embargo, la etapa en la que se encuentra es una primera etapa, que yo llamaría Inteligencia Artificial Funcional. Es, de hecho, eficiente, pero en términos específicos”, agrega. Despite its wide scope of action, it is still not possible for Artificial Intelligence to replace the human being. “In general, AI is not capable of making decisions, since they involve our concepts of value, ethics, our past, our experiences... and in that sense, human beings are unique. He is unique”, defends Chung Koo. “In general, the concept of AI is that it begins to replace various human functions, as if it had an intelligence like ours. However, the stage it is in is a first stage, which I call Functional Artificial Intelligence. It works, but in specific terms”, he adds.

9 MATÉRIA DE CAPA | # 01 Abril Abril | April 2023 Para o professor, a IA nos torna muito mais eficientes nas tarefas que desempenhamos. Aqueles que têm dificuldade com a tecnologia, estão ficando para trás. “IA é uma ferramenta poderosíssima. E quando eu consigo me apoderar dela, eu me sinto muito melhor. Grande parte das pessoas não sabe usá-la da maneira correta. Então a partir do momento que a pessoa sabe usar a IA de maneira eficiente, ela se torna muito mais competitiva e produtiva para o mercado”, declara. Para el profesor, A.I. nos hace mucho más eficientes en las tareas que realizamos. Aquellos que luchan con la tecnología se están quedando atrás. “Inteligência Artificial es una herramienta muy poderosa. Y cuando logro agarrarlo, me siento mucho mejor. La mayoría de la gente no sabe cómo usarlo correctamente. Así desde el momento en que la persona sepa utilizar la IA eficientemente, se vuelve mucho más competitivo y productivo para el mercado”, afirma. For the teacher, AI makes us much more efficient in the tasks we perform. Those who struggle with technology are losing the race. “AI is a very powerful tool. And when I master it, I feel so much better. Most people don't know how to use it correctly. So, from the moment people know how to use AI efficiently, they become much more competitive and productive for the market”, he says.

10 Assim, a Inteligência Artificial está presente em vários processos do cotidiano humano. Já firmada em alguns ramos do mercado, como na indústria e mercado financeiro, é possível acessá-la nas redes sociais e nos algoritmos produzidos pelos dados que fornecemos. Todos têm acesso à tecnologia em algum momento do dia, independentemente do seu poder aquisitivo. O que muda, é a forma como acontece esse contato. Así, la Inteligencia Artificial está presente en varios procesos de la vida cotidiana humana. Ya implantado en algunas ramas del mercado, como la industria y el mercado financiero, puede acceder a ella en redes sociales y algoritmos producidos por los datos que proporcionamos. Todo el mundo tiene acceso a la tecnología en algún momento del día, independientemente de su poder adquisitivo. Lo que cambia es la forma en que ocurre este contacto. Artificial Intelligence is present in several processes of human daily life. It is consolidated in some market areas, such as industry and the financial market, it is possible to access it on social networks and algorithms generated by the data that we ourselves produce. Everyone has access to technology at some point in the day, regardless of their purchasing power. What changes is the way this contact happens.

11 MATÉRIA DE CAPA | # 01 Abril Abril | April 2023 Para Marcos Silva, mestre e professor de Filosofia da Comunicação, Bioética, Pensamento Ciborgue, Transumanismo e Relações ÉticoRaciais da Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM, isso pode acontecer de maneira direta ou indireta. “De maneira direta, nos referimos àquelas pessoas que têm acesso à economia, acesso a mais capital, a mais benefícios financeiros. Essas terão acesso a melhores IA. Quem não tem acesso, poderá fazê-lo de maneira indireta, porque muitos dos serviços e produtos de hoje se dão através da relação de consumo que acontece por meio da IA”, explica. Para Marcos Silva, maestro y profesor de Filosofía de la Comunicación, Bioética, Pensamiento Cyborg, Transhumanismo y Relaciones Ético-Raciales de la Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM, esto puede ocurrir de manera directa o indirecta. “De manera directa nos referimos a aquellas personas que tienen acceso a la economía, acceso a más capital, a más beneficios económicos. Esos tendrán acceso a mejores inteligencias artificiales. Quienes no tengan acceso podrán hacerlo de forma indirecta, porque muchos de los servicios y productos de hoy se dan a través de la relación de consumo gestionada por la Inteligencia Artificial”, explica. For Marcos Silva, master and professor of Philosophy of Communication, Bioethics, Cyborg Thinking, Transhumanism and Ethical-Racial Relations at the Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM, this can happen directly or indirectly. “In a direct way, we refer to those people who have access to the economy, access to more capital, to more financial benefits. Those will have access to better AI. Those who do not have access will be able to do so indirectly, because today many services and products reach the consumer through an AI-managed system”, he explains.

12 Isso porque a Inteligência Artificial não é uma coisa única. Existem várias IAs aplicadas em diversos segmentos, em vários setores, em várias camadas da sociedade. “Por exemplo, no setor de Serviços é onde a maioria das pessoas têm acesso a IA de maneira indireta. Já no Comércio, as pessoas estão mais ligadas à economia, o que faz com tenham acesso à IA de maneira direta”, exemplifica Marcos. Eso es porque la Inteligencia Artificial no es algo único. Hay varias IA aplicadas en varios segmentos, en varios sectores, en varias capas de la sociedad. “Por ejemplo, el sector de Servicios es donde la mayoría de las personas tienen acceso a la IA indirectamente. En Comercio, las personas están más conectadas con la economía, lo que significa que tienen acceso directo a la IA”, ejemplifica Marcos. This happens because Artificial Intelligence is not something unique. There are several AI applied in various segments, in various sectors, in various layers of society. “For example, the Services sector is where most people have access to AI indirectly. In Commerce, people are more connected to the economy, which means they have direct access to AI”, exemplifies Silva.

13 MATÉRIA DE CAPA | # 01 Abril Abril | April 2023 Com o ChatGPT e outros assistentes virtuais que conversam com o usuário, – como a Siri, da Apple, ou a Alexa, da Amazon, – a interatividade entre o ser humano e a IA ficou mais direta. Uma pessoa pode acessar as milhares de informações e dados fornecidos por essas maquinas em questão de segundos e utilizá-las da forma como preferir. “É preciso começar a pensar sobre a regulamentação do que é possível e até onde é possível ir a ação de uma IA, porque uma Inteligência Artificial já pode, sim, filtrar melhor certos conteúdos para determinados lugares, determinadas ações, setores e necessidades”, afirma Marcos Silva. Con ChatGPT y otros asistentes virtuales que hablan con el usuario – como Siri, de Apple, o Alexa, de Amazon –, la interactividad entre el ser humano y la IA se ha vuelto más directa. Una persona puede acceder a las miles de información y datos que proporcionan estas máquinas en cuestión de segundos y utilizarlos de la forma que prefiera. “La question es: tenemos que pensar en regular qué es posible y hasta dónde puede llegar una acción de IA, porque una Inteligencia Artificial ya puede filtrar mejor ciertos contenidos para ciertos lugares, ciertas acciones, sectores y necesidades”, dice Marcos Silva. With ChatGPT and other virtual assistants that talk to the user, – such as Siri, from Apple, or Alexa, from Amazon, – the interactivity between human beings and AI has become more direct. A person can access the thousands of information and data provided by these machines in seconds and use them the way they prefer. “We need to start thinking about regulating what is possible and how far an AI action can go, because an Artificial Intelligence is capable of better filtering certain content for certain places, certain actions, sectors and needs”, says Marcos Silva.

14 Lawrence Chung Koo Graduado em Engenharia Mecânica pelo ITA – Instituto de Tecnologia Aeroespacial, Mestre e Doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP; Especialista em Administração pela FGV/CEAG, com especialização em Marketing Analysis and Planning, pelo Wharton School University of Pennsylvania. Professor de Pós-graduação em Pesquisa de Mercado ECA/USP e Consultor Executivo da IBM Brasil entre 1973 e 1996, tendo integrado a equipe de desenvolvimento do IBM Whatson. Graduado en Ingeniería Mecánica por el ITA – Instituto de Tecnología Aeroespacial, Maestro y Doctor en Comunicación y Semiótica por la PUC/SP; Especialista en Administración por la FGV/CEAG, con especialización en Marketing Analysis and Planning, por la Wharton School University of Pennsylvania. Maestro de Posgrado en Investigación de Mercados de la ECA/USP y Consultor Ejecutivo de IBM Brasil entre 1973 y 1996, habiendo integrado el equipo de desarrollo de IBM Whatson. Graduated in Mechanical Engineering from ITA – Instituto de Tecnologia Aeroespacial, Master and Doctor in Communication and Semiotics from PUC/SP; specialist in Administration from FGV/CEAG, with specialization in Marketing Analysis and Planning, from the Wharton School University of Pennsylvania. Professor of Graduate Studies in Market Research at ECA/USP and Executive Consultant at IBM Brasil between 1973 and 1996, having integrated the IBM Whatson development team. Marcos Silva Pós-Doutorado em Psicologia Social pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, (PUC-SP), Mestre em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, (PUC-SP) PósGraduação em Ensino de Filosofia (UNESP). Desenvolve pesquisas em Filosofia com ênfase em Bioética, Pensamento Ciborgue, Transhumanismo e Póshumanismo. Post-Doctorado en Psicología Social por la Universidad del Estado de Rio de Janeiro, (UERJ) Doctor en Educación por la Pontificia Universidad Católica de São Paulo, (PUC-SP), Mestro en Filosofía por la Pontificia Universidad Católica de São Paulo, (PUC -SP). Desarrolla investigaciones en Filosofía con énfasis en Bioética, Pensamiento Cyborg, Transhumanismo y Posthumanismo. Post-Doctorate in Social Psychology from the State University of Rio de Janeiro, (UERJ) Doctor in Education from the Pontifical Catholic University of São Paulo, (PUC-SP), Master in Philosophy from the Pontifical Catholic University of São Paulo, (PUC-SP) Graduate in Philosophy Teaching (UNESP). Develops research in Philosophy with an emphasis on Bioethics, Cyborg Thought, Transhumanism and Posthumanism.

15 MATÉRIA DE CAPA | # 01 Abril Abril | April 2023 Homem HOMBRE / MAN MÁQUINA / MACHINE

16 Com a usabilidade e eficiência da Inteligência Artificial, ainda existem aqueles que questionam a possibilidade de ter seu lugar tomado pela máquina. Algumas pessoas podem ser levadas a pensar que o fato de a IA otimizar trabalhos e tempo, pode ser um sinal de que o ser humano está obsoleto para fazer algumas tarefas e, por isso, seriam substituídos em seus empregos. Con la usabilidad y eficiencia de la Inteligencia Artificial, todavía hay quienes cuestionan la posibilidad de que la máquina ocupe su lugar. Algunas personas podrían pensar que el hecho de que la IA optimice los trabajos y el tiempo podría ser una señal de que los seres humanos están obsoletos para realizar algunas tareas y, por lo tanto, serían reemplazados en sus trabajos. With the usability and efficiency of Artificial Intelligence, there are still those who question the possibility of having its place taken by the machine. Some people might be led to think that the fact that AI optimizes jobs and time could be a sign that human beings are obsolete to do some tasks and, therefore, would be replaced in their jobs.

17 MATÉRIA DE CAPA | # 01 Abril Abril | April 2023 Em abril, o site Poder360 solicitou ao ChatGPT para que listasse as 100 profissões que poderiam ser impactadas pela tecnologia e também um “prazo de validade” para cada uma. De atividades fundamentalmente laborais, como a dos cortadores de cana, a atividades mais complexas e interpretativas, como a dos advogados, diversos profissionais de variados setores podem ser afetados pela IA, segundo a própria plataforma, e teriam uma média de 15 anos para se adaptar às novas tecnologias. En abril, el sitio web de Poder360 solicitó a ChatGPT que enumerara las 100 profesiones que podrían verse afectadas por la tecnología y también una “fecha de vencimiento” para cada una. Desde pequeños agricultores hasta abogados, varios profesionales de distintos sectores pueden verse afectados por la IA, según la propia plataforma, y tendrían una media de 15 años para adaptarse a las nuevas tecnologías. In April, the Poder360 website asked ChatGPT to list the 100 professions that could be impacted by technology and also an “expiry date” for each one. From small farmers to lawyers, several professionals from different sectors can be affected by AI, according to the platform itself, and would have an average of 15 years to adapt to new technologies.

18 Para Rebeca Toyama, fundadora da Academia de Competências Integrativas – ACI, é preciso tirar da cabeça que a IA é um inimigo e começar a entendê-la como aliada nos negócios e nas carreiras e, a partir disso, mapear quais funções serão melhor desempenhadas por um ou por outro. “Tanto a inteligência artificial quanto a inteligência humana devem atuar de forma colaborativa em prol da missão da empresa”, explica. Para Rebeca Toyama, fundadora de la Academia de Competencias Integrativas – ACI, es necesario sacarse de la cabeza que la IA es un enemigo y empezar a entenderla como un aliado en los negocios y las carreras y, a partir de ahí, trazar qué funciones cumplirán. ser mejor interpretado por uno u otro. “Tanto la inteligencia artificial como la inteligencia humana deben trabajar en colaboración para respaldar la misión de la empresa”, explica. For Rebeca Toyama, founder of the Academy of Integrative Competences – ACI, it is necessary to get out of your head that AI is an enemy and start to understand it as an ally in business and careers and, from that, map out which functions will be best performed by one or the other. “Both artificial intelligence and human intelligence must work collaboratively in support of the company’s mission,” she explains. “If machines are taking the place of people, it is because perhaps this is not

19 MATÉRIA DE CAPA | # 01 Abril Abril | April 2023 “Se as máquinas estão tomando o lugar das pessoas, é porque talvez esse não seja o melhor lugar pra essa pessoa trabalhar. Tarefas repetitivas, insalubridade, perigo, algo muito distante do trabalho dos sonhos da pessoa. Sejam atendentes de comércio, médicos ou um advogado” afirma. Toyama vê dois problemas nessas “substituições” do homem pela máquina: primeiro, um déficit na requalificação dos profissionais em um mercado abundante em Inteligência Artificial; segundo, o delay entre a extinção de velhas funções e novas empregos. “Si las máquinas están reemplazando a las personas es porque quizás este no es el mejor lugar para que esa persona trabaje. Tareas repetitivas, condiciones insalubres, peligro, algo muy alejado del trabajo soñado de la persona. Ya sean oficinistas de comercio, médicos o un abogado”, dice. Toyama ve dos problemas en estos “reemplazos” del hombre por la máquina: primero, un déficit en la recalificación de profesionales en un mercado abundante en Inteligencia Artificial; en segundo lugar, la demora entre la extinción de las funciones antiguas y los nuevos puestos de trabajo. the best place for that person to work. Repetitive tasks, unhealthy conditions, danger, something far removed from the person’s dream job. Whether they are trade clerks, doctors or a lawyer ”she says. Toyama sees two problems in these “replacements” of man by machine: first, a deficit in the requalification of professionals in a market abundant in Artificial Intelligence; second, the delay between the extinction of old functions and new jobs.

20

21 MATÉRIA DE CAPA | # 01 Abril Abril | April 2023 Manoel Fernandes, Diretor da BITES, diz que a Inteligência Artificial é uma tendência que se mostra irreversível. Para ele, não há como deixar de considerá-la como algo importante nas nossas vidas nos próximos anos. “As empresas de comunicação serão fortemente impactadas por isso e terão que rever seu modelo e como se inserem, não adianta resistir, assim como na área educacional”, afirma. Para o executivo, que compõe o time de sócios da BITES, a Inteligência Artificial pode agilizar processos e otimizar o tempo, porém ainda precisará de mãos humanas. “O que vai diferenciar um bom texto do texto escrito no Chat GPT é exatamente a pergunta que é feita: se eu faço uma pergunta boba, terei uma resposta boba, se faço uma pergunta sofisticada, terei uma resposta sofisticada.” “Você tem duas opções aqui: ou você resiste ou você entende. Aqueles que resistirem à tendencia serão atropelados pelas evidências e pela realidade. E aqueles que entenderem, farão um bom uso disso”, Fernandes alega. Para Manoel Fernandes, Director de BITES, la Inteligencia Artificial es una tendencia irreversible. Para él, no hay manera de no considerarlo como algo importante en nuestra vida en los próximos años. “Las empresas de comunicación, por ejemplo, se verán muy afectadas por esto y tendrán que revisar su desempeño y modelos de negocios, y cómo encajan en esta nueva realidad. De nada sirve resistirse. Lo mismo ocurrirá en el área educativa”, dice. Para el ejecutivo, que forma parte del equipo de socios de BITES, la Inteligencia Artificial puede agilizar procesos y optimizar tiempos, pero aún necesitará de manos humanas en su conducción. “Lo que diferenciará un buen texto del texto escrito en Chat GPT es exactamente la pregunta que se hace: si hago una pregunta tonta, obtendré una respuesta tonta, si hago una pregunta sofisticada, obtendré una respuesta sofisticada”, reflexiona. “Aquí tienes dos opciones: o resistes o entiendes. Aquellos que resistan la tendencia serán atropellados por la evidencia y la realidad. Y quien lo entienda lo aprovechará”, completa Fernandes.

22 According to Manoel Fernandes, Director of BITES, Artificial Intelligence is an irreversible trend. For him, there is no way not to consider it as something important in our lives in the coming years. “Communication companies, for example, will be heavily impacted by this and will have to review their performance and business models, and how they fit into this new reality. Can’t resist. The same will happen in the educational field”, he says. For the executive, who is part of the BITES team of partners, Artificial Intelligence can streamline processes and optimize time, but it will still need human hands in its conduction. “What will differentiate a good text from the text written in Chat GPT is exactly the question that is asked: if I ask a silly question, I will get a silly answer, if I ask a sophisticated question, I will get a sophisticated answer”, he ponders. “You have two options here: you can resist or you can understand. Those who buck the trend will be overcome by evidence and reality. And those who understand will make good use of it”, completes Fernandes.

23 MATÉRIA DE CAPA | # 01 Abril Abril | April 2023 No mercado da comunicação, onde a Inteligência Artificial vem se inserido aos poucos, o jornalista vê bastante ganho na agilidade e análises mais interessantes. “Quando essa tecnologia for aprimorada, porque será, você terá respostas muito mais sofisticadas. Não é algo que será dominante, não acredito que a inteligência artificial irá substituir a inteligência humana nas próximas décadas, mas acho que será muito importante para a comunicação, que irá mudar drasticamente”, afirma Fernandes. Segundo ele, a inteligência humana será descartada. Sua posição no trabalho é que deverá ser revista e readequada para lidar com a IA. “O que a IA faz é se alimentar por base de dados. Se ela pegar uma base de dados comprometida ou com um viés de natureza contraria à realidade, ela pegará isso para reproduzir. A mesma coisa que um humano que tem pouco acesso à informação e não consegue ter amplitude de uma visão que também pode ter um viés mais preconceituoso. Mas no caso da IA, ela é um meio, não um filtro. Na realidade, o filtro deve ser feito por um humano, que tem ou não que validar”, conclui o executivo.

24 En el mercado de la comunicación, donde la Inteligencia Artificial se ha ido insertando paulatinamente, el periodista ve mucho ganar en agilidad y análisis más interesantes. “Cuando esta tecnología mejore, porque lo hará, tendrás respuestas mucho más sofisticadas. No es algo que vaya a ser dominante, no creo que la Inteligencia Artificial sustituya a la inteligencia humana en las próximas décadas, pero creo que será muy importante para la comunicación, que cambiará drásticamente”, dice Fernandes. Según él, la inteligencia humana no será descartada. Es su posición en el trabajo la que debe revisarse y reajustarse para hacer frente a la IA. “Lo que hace la IA es alimentarse de la base de datos. Si trabaja sobre una base de datos comprometida o con un sesgo contrario a la realidad, se apoyará en ella para reproducir contenidos. Lo mismo que un ser humano que tiene poco acceso a la información y no puede tener una amplitud de visión que también puede tener un sesgo más prejuicioso. Pero en el caso de la IA, es un medio, no un filtro. En realidad, el filtro lo debe hacer un humano, quien tiene que validarlo o no”, concluye el ejecutivo. In the communication market, where Artificial Intelligence has been inserted little by little, the journalist gains in agility and can obtain more interesting analyses. “When this technology improves, because it will, you will have much more sophisticated answers. It is not something that will be dominant, I do not believe that artificial intelligence will replace human intelligence in the coming decades, but I think it will be very important for communication, which will change drastically”, says Fernandes. According to him, human intelligence will not be discarded. It is your position at work that should be reviewed and readjusted to live with AI. “What the AI does is feed itself from the database. If the Artificial Intelligence relies on a compromised database or in a way that is contrary to reality, it will take that to reproduce. The same thing happens with a human who has little access to information and does not have broader concepts and who, therefore, may also have a more prejudiced attitude. But in the case of AI, it is a medium, not a filter. In reality, the filter must be done by a human, who has to validate it or not”, concludes the executive.

25 MATÉRIA DE CAPA | # 01 Abril Abril | April 2023 Rebeca Toyama Psicóloga e coaching de carreiras com passagem por grandes empresas como Volkswagen do Brasil. Desenvolve estudos em Psicologia Transpessoal. Fundadora da Academia de Competências Integrativas – ACI; associada ao IBGC - Instituto Brasileiro de Governança Corporativa; curadora e professora na Galícia Educação; professora na área de Desenvolvimento de Competências e Gestão de Pessoas, na Universidade Fenabrave; professora e orientadora do programa de Pós-graduação em Psicologia Transpessoal, na ALUBRAT - Associação Luso Brasileira de Psicologia Transpessoal. Psicóloga y coach de carrera con experiencia en grandes empresas como Volkswagen do Brasil. Desarrolla estudios en Psicología Transpersonal. Fundador de la Academia de Habilidades Integrativas – ACI; asociada al IBGC - Instituto Brasileño de Gobierno Corporativo; curadora y docente en Galícia Educação; maestra del área de Desarrollo de Habilidades y Gestión de Personas, de la Universidad Fenabrave; maestra y tutor del Programa de Posgrado en Psicología Transpersonal, en ALUBRAT - Associação Luso Brasileira de Psicologia Transpersonal. Psychologist and career coach with experience in large companies such as Volkswagen do Brasil. Develops studies in Transpersonal Psychology. Founder of the Academy of Integrative Skills – ACI; associated with IBGC - Brazilian Institute of Corporate Governance; curator and teacher at Galícia Educação; professor in the area of Skills Development and People Management, at Fenabrave University; professor and advisor of the Postgraduate Program in Transpersonal Psychology, at ALUBRAT - Associação Luso Brasileira de Psicologia Transpersonal. Manoel Fernandes Jornalista, fundador e Diretor da Bites, empresa especializada em análise de dados para o mercado corporativo. Foi editor de Tecnologia das revistas Forbes Brasil e Istoé Dinheiro. É professor convidado do curso de Relações Internacionais da ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing e do Laboratório de Política, Comportamento e Mídia, na PUC/ SP. Membro do Centro de Estudos de Marketing Digital FGVEAESP – Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas. Periodista, fundador y Director de Bites, empresa especializada en análisis de datos para el mercado corporativo. Fue editor de Tecnología de las revistas Forbes Brasil e Istoé Dinheiro. Es maestro invitado del curso de Relaciones Internacionales de la ESPM – Escola Superior de Propaganda y Marketing, y del Laboratorio de Políticas, Comportamiento y Medios de la PUC/SP. Miembro del Centro de Estudios de Marketing Digital FGV-EAESP y del Centro de Estudios de Marketing Digital FGV-EAESP – Escuela de Administración de Empresas Fundação Getúlio Vargas de São Paulo. Journalist, founder and Director of Bites, a company specialized in data analysis for the corporate market. He was Technology editor for Forbes Brasil and Istoé Dinheiro magazines. He is a visiting professor at the International Relations course at ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing and at the Policy, Behavior and Media Laboratory at PUC/ SP. Member of the FGV-EAESP Center for Digital Marketing Studies and the FGV-EAESP – São Paulo Business Administration School of the Getúlio Vargas Foundation.

RkJQdWJsaXNoZXIy NDU0Njk=