Anuário ABLA | 2012

36 Anuário ABLA 2012 CESVI De olho no reparo O setor de distribuição está batendo recorde após recorde de vendas de veículos; novas marcas chegando ao mercado brasileiro; a ascensão da classe C formando um novo perfil de classe média – com um acesso muito maior aos produtos e serviços do setor automotivo. Este é o surpreendente cenário atual e exigente em qualificação em que as locadoras de veículos se inserem. Há pouco tempo, quem imaginava que as oficinas de funilaria e pintura fossem trabalhar com sua capacidade produtiva praticamente no limite? Ocorre que, enquanto a frota cresceu o setor de reparação ficou mais enxuto – em função da maior exigência de qualidade e produtividade das oficinas, principalmente nas últimas duas décadas. Esse desequilíbrio entre demanda e capacidade de atendimento tem variáveis complexas e algumas armadilhas. Uma das principais é justamente a falta de capacitação da mão de obra das oficinas, ferramentas de gestão de sinistros e de desativação de frotas. Ferramenta de gestão Em tempos de maior exigência de qualidade e controle gerencial, não é mais possível fazer a precificação do reparo – e o tempo

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