Anuario ABLA - 2014

55 Anuário Yearbook ABLA 2014 Resumindo, elevadas taxas de juros, depreciação volátil, baixa escala de negócios e um mercado altamente competitivo geraram uma indústria pulverizada. Não que seja bom ou ruim a indústria de aluguel de carros noBrasil ser pulverizada. Trata-se apenas deuma constatação. A pulverização foi conseqüência de tudo isso aliada a uma rentabilidade questionável da indústria, num país de dimensões continentais commais de 5.500municípios. O negócio de aluguel de carros carece demelhor rentabilidade. Somentealgunsplayers têmse destacadonestequesito. A rentabilidadeé importante pois é um componente vital para a qualidadedos serviços, qualidadeda frota, remuneração, qualidade emotivação dos colaboradores, para a divulgação do negócio na mídia, investimentos em instalações e sistemas. Enfim, sem a rentabilidadenecessária há, naturalmente, um impacto na qualidade de operação do negócio com implicações negativas para o consumidor. Uma indústria é considerada forte e pujante quando seus negócios são rentáveis. O lucro é a razão de existir de uma empresa. Podemos denominar o lucro como o termômetro de qualquer negócio, do coeficiente de mensuração da eficiência de um grupo de colaboradores ou de um empresário. É a rentabilização do capital, trabalho e riscosenvolvidos. Semo lucronãohámotivação do empreendedor e seus colaboradores. O lucro é a oxigenação de uma organização, é o que proporciona a realização de sonhos de pessoas envolvidas no empreendimento. O lucro é a remuneração pela administração do negócio. O lucro é o alicerce do sucesso. O lucro é a garantia de perenização de qualquer organização. O lucro é a satisfação do dever cumprido. Se queremos participar de uma indústria de aluguel de carros forte e reconhecida precisamos buscar o lucro. Ele serádeterminantena formade como montadoras, bancos, financeiras, fornecedores, mídia, clientes, colaboradores e a sociedade nos respeitarão. No entanto, a indústria possui particularidades em diferentes continentes. Enquanto nomercado americanoa taxadeconcentraçãoéelevadíssima– trêsplayerspossuem95%domercado, naEuropa a concentração é menor – quatro players detêm cerca de 70% do mercado. No Brasil, o mercado ainda é bastante pulverizado, típico de novas indústrias - apesar dequase60anosdeexistência. Como a economia do país é fruto direto da interferência de distintos governos, o crescimento tem sido absolutamente inconstante comperíodos, inclusive, de recessão. Assim, as empresas como um todosão refénsda taxadecrescimentodopaís. Em alguns setores, comoéo casoda indústria dealuguel decarros, sofrem tambémcomummercadode consumo altamente volátil de carrosnovos e usados, o que impacta fortemente os custos do negócio. Alémdisso, umpaís que seposiciona nos primeiros lugares do rankingmundial comelevadas taxasde jurosnosúltimos30 anospropiciaum ambiente pouco favorável a negócios dependentes de financiamentocomoodealuguel decarros. SalimMattar, ExecutiveChairman e fundador da Localiza ExecutiveChairman and founder of Localiza

RkJQdWJsaXNoZXIy NDU0Njk=