Anuario ABLA - 2014

62 Anuário Yearbook ABLA 2014 O Brasil é realmente um país de contrastes gritantes. Embora esteja conectado ao mundo inteiro, adotando sem pudor as mais avançadas tendências em vários segmentos, e tenha sua economia atrelada ao desempenho global, ainda traz certas restrições e até preconceitos que são difíceis de entender e explicar. Uma dessas restrições que citei acima está diretamente ligada ao mercado de veículos seminovos, comercializados por grandes locadoras. Acreditem,masaindahojeépossível ouvirmosargumentos dosmais incoerentes sobre os supostos “perigos” de se adquirir um veículo seminovo dessas empresas. Confessoque jáouvi de tudoemmeus longos anos de experiência,mas nenhum desses supostos empecilhos consegue me provar que essa prática não é umbom negócio. E explico porque: O termo seminovo é normalmente utilizado para sedesignar veículosentre0e3 anosdeuso. Nossos relatórios, desde 2011, vêmmostrando, mês amês, que o volume de comercialização de veículos dessa categoria está crescendo muito, superando, inclusive, a venda de veículos 0 km. O segmento de carros seminovos comercializados saltou de um aumento de vendas de 2,3% em 2012 para 4,7% em 2013, e registra alta de 11,8%em 2014. Ora, seessaéuma tendênciacomprovada (não só no Brasil, mas no mundo inteiro), é claro que comprar um seminovo se tornou um negócio vantajoso e o mercado já percebeu esse diferencial. O comprador agora vai atrás de oportunidades de compra não apenas nas revendedoras formais, mas tambémemgrandes locadoras. Eo raciocínio deleésimpleseobjetivo. Ele jápercebeuqueuma locadora temseu focodenegócionoaluguel deveículos e não namanutenção dosmesmos por um longo período. Para evitar uma depreciaçãomaior de seus bens, elas devem promover periodicamenteadesmobilizaçãodeativos, oquegeraboas oportunidades de compra de veículos seminovos embomestado, por umpreçobemmais atraente. É por isso que as grandes vendas de locadoras se transformaramem vendedores atraentes. Outragrandevantagem jápercebidapeloscompradores é que as locadoras adotam como limite de uso de um veículo de sua propriedade, um prazo que varia de 12 a 16meses (nomáximo). Findo esseperíodo, elasdisponibilizarãoaomercado, uma razoável quantidadede veículos embomestadode conservação, com todaadocumentaçãoemordem e a certeza da procedência do mesmo para uma compra segura. Será que todas essas vantagens não são suficientes para um comprador se sentir seguro nomomento de compra de um veículo seminovo? A garantia de procedência do veículo é o maior benefício que ele pode ter para resguardar seus interesses. Ilídiodos Santos Presidente da FederaçãoNacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores - FENAUTO President of theNational Federation of AutomobileDealer Association - FENAUTO. Por que escolher os seminovos?

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