Anuario ABLA - 2015

92 Uma parceria de negócios bem-sucedida está sendo realizada entre as agências de viagens e as locadoras de automóveis, proporcionando resultados positivos para ambas as partes, além de benefícios para o consumidor. A integração ocorre ainda no processo de venda de pacotes turísticos, ocasião em que muitas agências oferecem ao cliente a oportunidade de incluir um veículo. “A oferta da locação é motivada pelas agências de viagens e se dá sob medida para atender às necessidades dos viajantes”, diz Antônio João Monteiro de Azevedo, presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav). O negócio está em expansão e oferece bons resultados para quem o comercializa. “A locação é um ativo muito importante para ampliar a rentabilidade das agências de viagens. Isso porque cada vez mais as locadoras também passam a compreender melhor a importância da rede de agenciamento e operações turísticas para a conquista de novos negócios”, confirma o presidente. As locadoras remuneram as agências à base de comissão pelas reservas efetuadas, cabendo a estas divulgarem o serviço, sendo que parcela da demanda é formatada para o mercado de viagens corporativas. No seu entender, esse negócio também gera “um diferencial para o cliente, que por vezes não percebe o valor agregado ao incluir a locação de um carro em suas viagens; pode facilitar os deslocamentos dos executivos em viagens corporativas (que economizam tempo e dinheiro) e é opção também para quem viaja em família, a lazer, até mesmo pelo ponto de vista da segurança e mobilidade”. Ao detalhar os benefícios, Azevedo destaca que as agências ganham na receita, por adicionar um item a mais em sua prateleira de produtos e serviços, e valorizam o serviço que prestam ao cliente, oferecendo opções que lhe garantam melhor custo/benefício. Já os clientes ganham no “valor agregado e comodidade, quando o produto é oferecido na medida da sua necessidade. A melhoria da oferta certamente estimulará o consumo”, prevê. ABAV Negócio que anda bem Agências de viagem aumentam a rentabilidade com a comercialização de locação de veículos nos pacotes turísticos e viagens de negócios, e geram valor agregado para seus clientes

RkJQdWJsaXNoZXIy NDU0Njk=