Revista Locação 97

20 “CARA, CRACHÁ; cara, crachá”: esse foi o mote de um humorístico de sucesso na tevê, nos anos 1990. A situação cômica brinca com uma necessidade que continua relevante, especialmente no ramo de locação: identificar e validar identidade e dados pes- soais. A pessoa que está entran- do em um ambiente é quem diz ser, e os dados que apresenta são corretos? Para resolver esse desafio, o nome que se destaca no merca- do é o do Datavalid. A platafor- ma de inteligência de negócios consegue validar o cadastro de usuários em tempo real, reduzin- do inconsistências e fraudes. O serviço oferece validação facial. ESTE ROSTO É MESMO DESTA PESSOA? Como funciona a validação fa- cial? De forma resumida: o pri- meiro passo é a integração do aplicativo de onboarding da lo- cadora ao Datavalid, por meio de uma API. O cliente faz uma selfie com seu celular e manda para o aplicativo da locadora. O Data- valid acessa a base do Registro Nacional de Carteira de Habilita- ção (Renach) e envia a imagem da selfie para o Serviço de Re- conhecimento Facial (SRF), um módulo do produto. O serviço detecta o rosto na selfie, avalia Outro serviço que o Data- valid oferece é a checagem de restrições para dirigir veículos, além de também validar dados Carteira Nacional de Habilitação como data de validade, catego- ria e observações da CNH. Conforme costuma ressaltar o diretor de Relacionamento com Clientes do Serpro, André de Cesero, comparar informa- ções enviadas pelas locadoras com as informações existentes nas bases governamentais re- sulta em “uma segurança mui- to maior no onboarding, que é a integração do Datavalid ao aplicativo da locadora. Essa tec- nologia é a que vai absorver os dados de um novo cliente e levá- -los à sua base de cadastros”. CONTRATO VIA ABLA OFERECE VANTAGENS O Serpro oferece uma modali- dade especial de contratação, que pode ser mais econômica, para empresas filiadas a en- tidades representativas, por meio de um contrato guarda- -chuva. A cobrança é indivi- dual, conforme o uso de cada empresa, mas o cálculo de cada validação é realizado conforme o consumo global dos associa- dos, em um mês. Ou seja, o va- lor de cada acesso varia confor- me a quantidade de validações realizadas no mês: quanto mais associados da ABLA utilizarem o serviço, menor o valor unitá- rio da validação para todas as empresas associadas que tam- bém utilizem esse serviço, sob o contrato da entidade. Além disso, é possível so- licitar demonstração sobre o funcionamento do serviços, de modo que você pode verificar, na prática, como funciona a in- tegração ao Datavalid. Para saber mais detalhes de funcionamento e contratação, entre em contato com a ABLA. o percentual de similaridade entre a selfie e a foto da cartei- ra de motorista (box) e retorna a probabilidade de as duas faces serem da mesma pessoa. O índi- ce de acerto dessa comparação chega a 99,9%, devido ao uso de sofisticados algoritmos. FAIXAS PROBABILIDADE 100% - 93% Altíssima 92,99% - 85% Alta 84,99% - 32% Baixa 31,99% - 0% Baixíssima CHECANDO DADOS BIOGRÁFICOS E DOCUMENTAÇÃO Às vezes, o “cara-crachá” pode até estar garantido, mas o crachá é falsificado, certo? Então, além da validação facial, é importante checar dados cadastrais. O Da- tavalid não informa os dados da pessoa consultada; ele aponta a probabilidade de cada dado ser verdadeiro. Faz isso de dois mo- dos: oferecendo retorno por índi- ce de similaridade (um percentual para os campos descritivos,como, por exemplo, nome e filiação); e apontando verdadeiro/falso para os campos objetivos (como cate- goria da Carteira Nacional de Ha- bilitação, por exemplo). COMO EVITAR PERDAS COM FRAUDES SEM IMPORTUNAR O CLIENTE Segurança CONFIRA VANTAGENS DA PLATAFORMA DE INTELIGÊNCIA QUE TRAZ VALIDAÇÃO EM TEMPO REAL PARA QUALIFICAR SEU ONBOARDING

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