Jornal da COMUNICAÇÃO CORPORATIVA | Especial

DIA DA COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL 35 Ainda vivendo a maior pandemia dos últimos séculos, com milhões de mortes contabilizadas em todo o mundo, falar de propósito pode parecer superficial. Mas é nos momentos e situações mais difíceis que paramos para pensar se tudo aquilo o que fazemos ou mesmo acredita- mos faz sentido, seja na vida pessoal ou profissional. A filosofia Ikigai, que numa tradução livre do ja- ponês significa “razão para viver”, e que tem a ver com propósito de vida, possui uma mandala na qual missão, vocação, profissão e paixão se complementam. Ou seja, sem um desses pon- tos o nosso “ikigai” não estaria completo. Trazendo o conceito para a comunica- ção e as nossas vidas profissionais, isso quer dizer que podemos impactar tudo e todos ao nosso redor. Ter um propósito na comunicação e deixar o “fazer por fazer” de lado, a meu ver, foi o maior aprendizado dos profissionais e das empresas no período de pandemia, e é a mudança que mais trará fruto nas próximas décadas. Temos hoje a certeza que empresas que não sejam éticas, transparentes e com preocupações reais com a sociedade não irão sobreviver nos próximos 30 anos. Nós mudamos, a sociedade mudou e, consequentemente, o que esperamos das companhias também. Nesse novo cenário que já estamos vivendo, profissionais de comunicação com uma visão ampla e estratégica do negócio e das reais necessidades da sociedade passam a ser cada vez mais valorizados, ocupando espaço privilegiado nas principais deci- sões das empresas. Com o uso intensivo de tecnologia, uma maior robustez e agilida- de no uso de dados e um time cada vez mais diverso e multidisciplinar, as áreas de co- municação das empresas e as agências passam assim a ser cada vez mais valorizadas. No Ikigai, que teve a sua origem na ilha de Okinawa, entender quem somos e o que queremos é o caminho para alcançarmos a nossa felicidade. Portanto, a trans- formação precisa vir de dentro para fora. Saber o que ama, o que faz bem feito, o que lhe pagam para fazer e, principalmente, o que faz bem ao mundo é fundamen- tal para atingir o nosso sucesso pleno. Seja na vida pessoal ou no trabalho, a certeza do nosso propósito nos levará mais longe. Matheus Lombardi Sócio e Head de Reputação da XP Inc. A pandemia de covid-19 impulsionou duas grandes transformações no mundo corporativo. Ela acelerou o processo de digitalização dos negócios, que já estava em curso há alguns anos, e ressignificou o papel da inciativa privada na sociedade, colocando os valores das organizações e marcas em evidência e redefinindo parâmetros de avaliação de reputação. Com a sensibilidade coletiva e o senso de comuni- dade aflorados pelos desafios gerados pela pandemia, temas emergentes como racismo, diversidade e inclusão e descarbonização torna- ram-se hegemônicos. Nelson Silveira Diretor de Comunicação Corporativa e Marca da GM América do Sul

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