Anuario Brasileiro do Cobre | Brazilian Copper Yearbook 2022

2022 Anuário Brasileiro do Cobre Brazilian Copper Yearbook 14 MOBILIDADE MOBILITY de trabalho de mobilidade elétrica, abre a discussão entre as empresas participantes, para que, engajadas estejam prontas para apoiar iniciativas públicas e privadas, capacitando-as a empreender novos projetos para desenvolver novos produtos ou conquistar novos mercados De acordo com uma pesquisa realizada pela Sociedade de Engenheiros Automotivos (SAE) a participação de carros elétricos e híbridos no Brasil equivale a 2%, um número que não é alto o suficiente para atrair os investimentos necessários para alavancar. Mesmo assim, a SAE estima que, até 2030, o valor fique entre 12% e 22%. Em uma perspectiva mais otimista, pode chegar a até 62%, isso dependerá especialmente das políticas públicas que elevem os cuidados em prol da descarbonização. Uma boa alternativa seria que o Governo oferecesse redução temporária de impostos (ex-tarifário) para empresas que começassem a desenvolver tecnologias que favorecessem a eletromobilidade, até que o mercado atingisse uma demanda atrativa, visto que essa ação potencializaria a economia e infraestrutura nacional. Outro ponto importante está relacionado ao fortalecimento da agenda ESG (governança ambiental, social e corporativa). Visando evoluir e adentrar aos padrões sugeridos pela sigla, muitas companhias veem na eletrificação automobilística uma solução para diminuir a poluição. Por exemplo, a Via Varejo – dona de marcas como Casas Bahia e Ponto Frio – já investiu em dez furgões elétricos para rodar na cidade de São Paulo e planeja aderir a caminhões para elevar o transporte de produtos. E também, a Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL) já funciona com 15 carros elétricos que circulam pelo interior de São Paulo. Outras empresas como o iFood, Americanas e Magazine Luiza também já vislumbram os resultados que tal medida pode proporcionar. Políticas públicas que potencializem a mobilidade elétrica auxiliam no desenvolvimento das empresas, no acesso dos consumidores aos produtos e ao meio ambiente – visto que as emissões de carbono e gases do efeito estufa são reduzidas. Na busca por cumprir as metas estabelecidas pelo Acordo de Paris – que busca combater o aumento da temperatura global – é essencial que o Brasil se posicione por meio de políticas que favoreçam energias limpas e o desenvolvimento das indústrias nacionais.

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