Anuário Brasileiro do Setor de Locação de Veículos | 2016

anuário brasileiro do setor de locação de veículos 2016 62 ANFAVEA Tudo começou timidamente, com os primeiros veículos importados, barulhentos, emocionantes, usados por uns poucos pioneiros. Hoje, quando relembramos a história da Indústria Automobilística brasileira, é notável a importância do setor para a economia e para o próprio desenvolvimento nacional. E este ano de 2016 é marcante para essa história em curso, pois a ANFAVEA completa 60 anos de atividades no País. No início do século XX, algumas empresas começaram a montar os primeiros veículos em galpões e depósitos de São Paulo/SP. Exposições esporádicas de novos modelos produziam efeito de crescimento do mercado. Já em 1919, o próprio Henry Ford autorizava a instalação de sua fábrica no Brasil. Em 1925, a GM faria o mesmo. Essas empresas começavam como importadoras e, se conseguissem sucesso, tornavam-se montadoras. Foi um desenho de negócios que facilitou o grande desenvolvimento de mercado. Mas, a Segunda Guerra Mundial tornou inviável o processo, paralisando até a importação de peças. Assim, da necessidade, surgiram as primeiras fábricas de autopeças, ainda pequenas, para suprir a frota existente. Tal fato tornou mais fácil para o então presidente Getúlio Vargas, em 1952, no pós-guerra, criar a Comissão de Desenvolvimento Industrial e instalar a Subcomissão de Jipes, Tratores, Caminhões e Automóveis. No ano seguinte, Vargas proibiu a importação de veículos completos e montados. Naquele ano, foram iniciadas as construções das fábricas da Volkswagen e da Mercedes- -Benz, em São Bernardo do Campo/SP. Em 1956, o presidente Juscelino Kubitscheck criou o Grupo Executivo da Indústria Automobilística (GEIA), para em menos de cinco anos estimular a produção local de veículos, com alto índice de nacionalização. Um mês antes, em maio de 1956, foi fundada a ANFAVEA - Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores, com 12 associados que se reuniam em um escritório no bairro paulistano do Ipiranga. A Indústria Automobilística Brasileira já era símbolo de progresso e de representatividade social e econômica. A nova entidade surgiu para representar os fabricantes junto aos órgãos públicos e à sociedade. Ao término da gestão JK, em 1961, o Brasil deixara de ser apenas fornecedor de matérias-primas e produtos agrícolas para se tornar um País industrializado, com o setor automotivo sendo forte catalisador no processo. Hoje, o setor está presente em todas as regiões brasileiras, com 64 unidades industriais, responsáveis por grande geração de renda e emprego. A indústria Agregando valor para o cliente Luiz Moan Yabiku Jr. é Presidente da ANFAVEA Luiz Moan Yabiku Junior president of ANFAVEA Foto: João Luiz Oliveira - Tecnifoto

RkJQdWJsaXNoZXIy NDU0Njk=