Anuário Brasileiro do Setor de Locação de Veículos | 2016

anuário brasileiro do setor de locação de veículos 2016 4 EXPEDIENTE CONSELHO GESTOR Paulo Nemer Presidente do Conselho Nacional President of the National Board Carlos Cesar Rigolino Jr. Vice-Presidente do Conselho Nacional Vice-President of the National Board Carlos Faustino Célio Fonseca Flavio Nabhan Marcelo Fernandes Marconi Dutra Nildo Pedrosa Paulo Eduardo Sorge Paulo Miguel Jr. Saulo Fróes Simone Pino Coordenação Geral General Coordination Jorge Machado Olivo Pucci Publicidade Publicity Jorge Pontual Francine Evelyn Instituto de Pesquisa Research Institute LAFIS Informação de Valor Projeto, Produção Gráfica e Editorial Project, Graphic and Editorial Production C&G 12 Editora Eireli ME E-mail: diretoria.cg12@uol.com.br Tel. 11 3873-1525 Diretor | Editor Responsável Director | Chief Editor Rodrigo Rosso Editora Assistente Editor Assistant Beatriz Martins Textos e Traduções para o Inglês Texts and English Versions Faoze Chibli - MTB 0076750/SP Projeto Gráfico e Diagramação Graphic Project and Layout Rodrigo Martins Imagens Ilustrativas Illustration Images www. fotolia.com Imagens Institucionais e de Produtos Institutional and Product Images Fornecidas pelas empresas representadas Arte e Capa Art and Cover Rodrigo Martins Tiragem Circulation 7.000 exemplares Impressão Printing Gráfica Mundo Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis - ABLA Site: www.abla.com.br E-mail: abla@abla.com.br São Paulo Rua Estela - Nº 515 - Bloco A - 5º Andar CEP 04011-904 Tel. 11 5087- 4100 Brasília SAUS Quadra 1 - Bloco J Edifício CNT - Sala 510 - 5º Andar - Torre A CEP 70070-010 Tel. 61 3225-6728 A ABLA não se responsabiliza pelas opiniões emitidas nos artigos assinados. Permitida a reprodução total ou parcial, desde que citada a fonte. ABLA does not hold responsibility for opinions from signed articles. Total or partial reproduction allowed, once the source is quoted. CONSELHO FISCAL Alberto Faria Alvani Laurindo Eduardo Correa Jacqueline Moraes de Mello Marco Aurélio Gonçalves Nazaré Ricardo Gondim Espírito Santo CONSELHO FISCAL SUPLENTES Aleksander Rangel Eládio Paniágua Jr. Márcio Campos Palmerston Marco Antonio de Almeida Lemos Miguel Ferreira Jr. Rodrigo Selbach CONSELHO CONSULTIVO Adriano Donzelli José Zuquim Militerno Paulo Gaba Jr. CONSELHO GESTOR SUPLENTES Amadeu Oliveira Bernard da Costa Teixeira Cleide Brandão Alvarenga Gustavo do Carmo Azevedo Leonardo Soares Luís Olavo Nezello Luiz Carlos Lang Lusirlei Albertini Márcio Castelo Branco Gonçalves Nilson Oliveira Filho Otávio Meira Lins Tércio Gritsch Managing Board Fiscal Board Fiscal Board - Substitute members Consulting Board Managing Board - Substitute members

2016 5 Sumário 6 8 10 12 16 20 22 34 35 36 38 44 56 58 62 64 68 70 72 76 78 82 92 EDITORIAL O poder do conhecimento ! THE POWER OF KNOWLEDGE ! PALAVRA DO PRESIDENTE WORD FROM THE PRESIDENT Crise se combate com trabalho ONE FIGHTS CRISIS WITH WORK PALAVRA DO VICE-PRESIDENTE WORD FROM THE VICE-PRESIDENT Mobilidade para pessoas físicas e jurídicas MOBILITY FOR NATURAL AND LEGAL PERSONS FENALOC Cada um no seu quadrado TO EACH HIS OWN NEGÓCIOS BUSINESS Potencial inexplorado UNEXPLORED POTENTIAL NÚMEROS DA ECONOMIA 2015 ECONOMY NUMBERS 2015 ESTATÍSTICAS 2015 STATISTICS 2015 Fonte confiável ! RELIABLE SOURCE ! RENT A CAR Orientações para a Locação Diária DIRECTIONS FOR DAILY RENTAL TERCEIRIZAÇÃO OUTSOURCING Vantagens do Aluguel de Frotas ADVANTAGES OF FLEET RENTING CONTABILIDADE ACCOUNTANCY As locadoras e os modelos tributários RENTAL COMPANIES AND THE TRIBUTARY MODELS NÚMEROS REGIONAIS REGIONAL NUMBERS Sinergia de Norte a Sul SYNERGY FROM NORTH TO SOUTH DIREÇÃO 2016/2017 DIRECTION 2016/2017 INTERNACIONAL INTERNATIONAL Intercâmbio mundial WORLDWIDE INTERCHANGE REED EXHIBITIONS Salão Internacional do Automóvel INTERNATIONAL CAR FAIR ANFAVEA Agregando valor para o cliente ADDING VALUE FOR THE CLIENT FENABRAVE A voz da distribuição de veículos THE VOICE OF VEHICLE DISTRIBUTION FENAUTO Construindo um novo futuro BUILDING A NEW FUTURE CNT Logística e desenvolvimento LOGISTICS AND DEVELOPMENT SEST SENAT Formação específica SPECIFIC QUALIFYING CONCEITO CONCEPT Locação de Bens Móveis x Transporte de Passageiros RENTAL OF MOVABLES X PASSENGER TRANSPORT JURÍDICO JURIDICAL 2015: o ano Jurídico 2015: THE JURIDICAL YEAR MONTADORAS AUTOMAKERS PARCEIROS PARTNERS

anuário brasileiro do setor de locação de veículos 6 EDITORIAL O homem sempre buscou, desde sua essência, melhorar em tudo o que faz. A busca por conhecimento é constante e infindável. Principalmente em nossa vida profissional, a necessidade de informação de qualidade e de conhecimento é fundamental para o sucesso dos negócios. O objetivo é a busca pela “excelência”! Assim, nosso comprometimento como instituição tem e sempre terá o propósito de municiar o setor que representamos – Locação de Veículos – com informações claras e atualizadas, com fontes seguras, de maneira ética e responsável. E é assim que trabalhamos essa nova edição do Anuário que o setor está recebendo agora. Já que “conhecimento é poder”, buscamos esmiuçar por entre as páginas desta publicação todo o cenário social e mercadológico do nosso setor, permitindo que, independentemente do tamanho das empresas – sejam pequenas, médias ou grandes – todas tenham em mãos a principal arma para suas efetivas tomadas de decisões e planejamentos estratégicos: a informação. Fazemos isso há mais de uma década! Já há 15 anos a ABLA publica o Censo do Setor de Locação de Veículos, gerado a partir do cruzamento de uma série de informações obtidas junto a fontes oficiais, culminando num estudo com números e estatísticas de interesse para todo o nosso setor, assim como para os parceiros de negócios das locadoras. Consultamos e filtramos dados do DENATRAN, SEST-SENAT, Receita Federal, CAGED, diretorias regionais e sindicatos de locadoras (SINDLOCS), Secretarias Estaduais de Fazenda, CNT, Juntas Comerciais, FENABRAVE e ANFAVEA, gerando um arquivo único e norteador do setor. Agora, nessa 15ª edição do Anuário do Setor de Locação de Veículos, o trabalho ficou ainda mais completo e complexo. Os números apresentados O poder do conhecimento !

anuário brasileiro do setor de locação de veículos 7 Man has always sought, since its essence, to get better in everything he does. The quest for knowledge is constant and never-ending. Mainly in our professional lives, the need for quality information is fundamental to the success of business. The objective is the search for “excellence”! Thus, our commitment as an institution has and will always have the purpose of providing the sector we represent - car renting - with clear and up to date information, from trustworthy sources, in an ethical and responsible manner. This is how we worked on this new edition of the Yearbook the sector now receives. Once “knowledge is power”, we looked for scrutinizing along the pages of this publication all the social and market scenery of our sector, allowing that, regardless of the companies sizes - be them small, medium or big - all of them have their hands on the main weapon for their effective decision making and strategic planning: information. We have been doing this for over a decade! It has been already 15 years since ABLA publishes the Census of the Vehicle Rental Sector, produced from the crossing of a series of data obtained from official sources, culminating in a study with numbers and statistics of interest to our whole sector, as well as to the rental companies business partners. We consulted and filtered data from DENATRAN, SEST-SENAT, the Brazilian IRS, CAGED, regional directories and rental syndicates (SINDLOCS), State Finance Departments, CNT, Trade Boards, FENABRAVE and ANFAVEA, creating a unique and guiding archive of the sector. Now, on this 15th edition of the Car Rental Sector Yearbook, the job became even more complete and complex. The numbers presented also have the guarantee and the participation of LAFIS Informação de Valor – an institute specialized in research - adding even more experience and credibility to this already traditional data verification and compilation. Supplying the “knowledge” about our business universe, in an exempt and clear manner, is one of our ways to contribute with the car rental sector and to the market as a whole. This is how a strong and forward looking sector is done, searching and working for a sustainable growth, based on consistent and updated market information. That is how ABLA is, working with and for the sector: yesterday, today and for an even better tomorrow! The editors The power of knowledge ! têm, também, o aval e a participação da LAFIS Informação de Valor – Instituto especializado em pesquisas – agregando ainda mais experiência e credibilidade a essa já tradicional apuração e compilação de dados. Fornecer o “conhecimento” sobre nosso universo de negócios, de maneira isenta e clara, é uma de nossas formas de contribuição para o setor de locação de veículos e para o mercado de modo geral. É assim que se faz um setor forte e que caminha com olhos voltados para frente, buscando e trabalhando para um crescimento sustentado, embasado em informações de mercado consistentes e atuais. Assim é a ABLA, trabalhando com o setor e para o setor: ontem, hoje e para um amanhã ainda melhor! Os editores.

anuário brasileiro do setor de locação de veículos 2016 8 Palavra do presidente Nosso setor, desde a criação do Plano Real, manteve uma média histórica de crescimento anual acima de 10% durante mais de uma década. Nos últimos dois anos, esse ritmo de expansão também sofreu com as consequências do conturbado ambiente político e econômico pelo qual o Brasil está passando. Porém, em nenhum momento nós perdemos de vista a motivação e o potencial de desenvolvimento que a nossa atividade inegavelmente possui. Temos como desafio nos manter consistentemente dispostos para a produtividade, que nesse momento é essencial para que possaCrise se combate com trabalho mos continuar fazendo a nossa parte para ajudar o País a sair dessa crise. ABLA e FENALOC têm lutado, inclusive, no Congresso Nacional e até no Supremo Tribunal Federal, com o objetivo de defender os direitos conquistados pelas empresas locadoras de veículos que atuam no nosso País. Historicamente, nosso setor sempre teve como característica responder aos entraves e às barreiras que se apresentam “arregaçando as mangas” e trabalhando mais. Em 2015, isso já significou um faturamento total de R$ 16,2 bilhões, 338 mil veículos adquiridos e mais de R$ 5,3 bilhões em impostos pagos à esfera municipal, estadual e federal, conforme a série de números inéditos que estamos publicando nesse novo Anuário Brasileiro da Locação de Veículos – 2016. Fomos responsáveis por comprar nada menos do que 13,66% do total de automóveis e comerciais leves licenciados durante o ano passado. Frente a números robustos como esse, entendo que a nossa responsabilidade aumenta muito. Agora chegou o momento do setor se esforçar em dobro para que a atividade de locação de veículos siga em frente e encare com coragem as dificuldades momentâneas. Para isso, temos a nosso favor o fato de que, regra geral, nos dias de hoje as locadoras de automóveis já são empresas com gestão cada vez mais Paulo Nemer é Presidente do Conselho Nacional da ABLA Paulo Nemer is the President of ABLA’s National Board

anuário brasileiro do setor de locação de veículos 2016 9 equilibrada e profissionalizada. Nosso “norte” frente a esse cenário passa pelo constante aperfeiçoamento da Governança Corporativa, visando ampliar a proximidade da ABLA com seu quadro associativo de altíssima qualidade. Estou certo de que, juntos, vamos sim superar o que vier pela frente, em busca de novos patamares de desenvolvimento para o setor, para os nossos parceiros e para o nosso País. Com isso, quero dizer que as dificuldades vividas em 2015 nos fortaleceram. Temos capacidade para crescer em todas as regiões, inclusive também a partir de uma série de novas e diferentes parcerias comerciais. Eu tenho certeza que nosso setor continuará avançando e ajudando a indústria automobilística e o segmento do turismo nacional Our sector, since the creation of Plano Real, has kept a historical average of anual growth above 10% for more than a decade. In the last two years, this expansion pace has also suffered the consequences of the troubled political and economical environment through which Brazil has been going through. However, at any moment did we lose sight of the motivation and the development potential our activity undeniably has. We have the challenge to keep ourselves consistently willing for productivity, which in this moment is essencial for us to keep doing our part in order to help the country leave this crisis. ABLA and FENALOC have been fighting, also, in the National Congress and even in the Supreme Federal Court, with the objective of defending the rights conquered by car rental companies operating in our country. Historically, our sector has always had as a characteristic to respond to the obstacles and barriers presented by “rolling up our sleeves” and working even more. In 2015, that already meant a total revenue of R$ 16,2 billions, 338 thousand vehicles purchased and more than R$ 5,3 billions in taxes paid to the municipal, state and federal spheres, according to the unprecedented series of numbers we are publishing in this new Brazilian Yearbook of Car Rental - 2016. We were responsible for buying not less than 13,66% of all cars and light utility vehicles licensed during last year. Before robust numbers as this one, I understand our responsibility grows a lot. The time has now come for the sector to double its efforts for the car renting activity to move forward and bravely face the momentary difficulties. One fights crisis with work To that purpose, we have on our side the fact that, as a general rule, nowadays the car rental companies are already enterprises with an administration which is increasingly more balanced and professionalized. Our “north” facing this scenario goes through the constant perfecting of corporate administration, with the aim of increasing the proximity of ABLA with its most high quality associative panel. I am certain that, together, we will surpass whatever comes ahead, in search of new standards of development to the sector, to our partners and to our country. What I mean by that is the difficulties lived in 2015 made us stronger. We have the capacity to grow in all regions, including also a series of new and different commercial partnerships. I am certain that our sector will keep going forward and helping the car industry and the national tourism segment to grow and be better as well. Let’s move on together on this path in 2016. One of two things: either we keep complaining, thinking “that’s life”, or we do something. Clearly our sector has already chosen the second alternative and, thus, we are on the right track towards the strengthening of rental companies and the keeping of adding value, consolidating and respect conquered by our segment throughout the years. We can never lose sight that the car rental sector is one of the most important links in the Brazilian automotive chain and the national economy. Therefore, let’s get to it: a better future awaits us. a crescerem e serem melhores também. Vamos seguir juntos nessa caminhada em 2016. Das duas uma: ou ficamos reclamando, pensando “a vida é assim mesmo”, ou fazemos alguma coisa. Claramente o nosso setor já optou pela segunda alternativa e, dessa forma, trilhamos o rumo certo para o fortalecimento das locadoras e para a manutenção da valorização, da consolidação e do respeito conquistados pelo nosso segmento ao longo dos anos. Não podemos jamais perder de vista que o setor de locação de veículos é um dos mais importantes elos da cadeia automobilística brasileira e da economia nacional. Portanto, mãos à obra: um futuro melhor nos espera.

anuário brasileiro do setor de locação de veículos 2016 10 Palavra do vice-presidente O título que aproveito para ocupar esse espaço, não por coincidência, é a frase que o Conselho Gestor da ABLA escolheu para resumir e nortear os objetivos desse Anuário Brasileiro do Setor de Locação de Veículos. Exatamente em função do desejo das locadoras em cooperar ainda mais com a eficiência do planejamento, da gestão, da previsibilidade e da segurança em relação ao uso de veículos, a ABLA lança, nessa publicação de 2016, esse otimista olhar sobre o conceito de mobilidade. O passado não se esquece, mas a sabedoria exige que, em pleno Século XXI, a mobilidade seja encarada com uma nova visão, que promova as boas práticas de governança a partir da gestão suportada por princípios de transparência, eficiência, segurança, qualidaMobilidade para pessoas físicas e jurídicas de e regularidade. Isso implica, por exemplo, no caso das locações para órgãos e empresas públicas, que os interesses dos usuários sejam sempre resguardados por meio da promoção de licitações com igualdade de condições a todos os concorrentes. Na prática, a visão da ABLA sobre mobilidade vai além e tem um objetivo fundamental: atribuir a ela um real significado para criar um ciclo virtuoso de atendimento, por meio da locação de veículos, das necessidades de todas as pessoas físicas e das pessoas jurídicas que compõem o quadro atual de clientes e dos clientes em potencial para o nosso setor no Brasil. Para a ABLA, mobilidade necessariamente passa pela celebração de contratos que garantam o cumprimento das obrigações, com qualificação técnica e sustentabilidade econômica e ainda reconheçam a grande importância da tarifa justa para assegurar, ao mesmo tempo, a continuidade dos serviços de locação e os investimentos necessários para o desenvolvimento da atividade. Trata-se aqui, também, da urgente tarefa de tirar do papel e da ideologia o direito à mobilidade para colocá-lo definitivamente na vida das pessoas, das empresas e dos órgãos públicos. Não é possível a viabilização de uma verdadeira e eficiente mobilidade sem que haja o envolvimento de políticas e incentivos para práticas individuais e coletivas como, por exemplo, Carlos César Rigolino Jr. é Vice-Presidente do Conselho Nacional da ABLA Carlos César Rigolino Jr. is the Vice-President of ABLA’s National Board

anuário brasileiro do setor de locação de veículos 2016 11 a recuperação e proteção das ruas, avenidas e rodovias; e os investimentos públicos em sinalização e ampliação de medidas que garantam mais segurança e fluidez ao ir e vir. É preciso entender, de fato, o quanto antes, a mobilidade como um direito fundamental, mas também como uma grande responsabilidade de todos. O setor de locação de veículos está fazendo seu dever casa, mas a coragem e a vontade de mudar, a partir do engajamento e do compromisso das gerações atuais com as futuras, precisam e devem ser vistas como estratégicas para a transformação de antigos sonhos numa nova, moderna e estimulante realidade, no que diz respeito ao uso The title I am making use here, not by coincidence, is the sentence chosen by ABLA’s Managing Board to sum up and guide the objectives of this Car Rental Sector Yearbook. Precisely because of the wish from the rental companies to cooperate even further with the effectiveness of planning, managing, predictability and safety towards the use of vehicles, ABLA casts, in this 2016 edition, this new and optimistic look on the concept of mobility. The past cannot be forgotten, but wisdom demands, in full 21st century, mobility to be faced as a new vision, one that promotes good managing practices from an administration supported by transparency, efficiency, security, quality and regularity principles. That implies, for instance, in the case of renting to public companies and organs, that the interests of the users are always sheltered by the promotion of bidding processes with equality of conditions to all contestants. In practice, ABLA’s view on mobility goes beyond and has a fundamental objective: giving it real meaning to create a virtuous cycle of attendance, through the car rental, of the needs of all natural and legal persons that form the present range of clients and potential clients for our business sector in Brazil. To ABLA, mobility necessarily includes signing contracts that guarantee the fulfillment of the obligations, with technical qualification and economical sustainability and still recognize the great importance of fair prices to ensure, at the same time, the continuity of the renting services and the necessary investments for the development of the activity. Mobility for natural and legal persons This is also about the urgent task of taking the right to mobility out of the paper and ideology, to place it in a definitive manner in people’s, companies and public bodies lives. It is not possible to make true and effective mobility viable without involving policies and incentives to individual and collective practices, such as recovering and protecting the streets, avenues and roads; and the public investments in traffic signalization and broadening measures to guarantee more safety and fluency to coming and going. It is necessary to understand, in fact and by right, as soon as possible, mobility as fundamental right, but also as a big responsibility of all. The car rental sector is doing its homework, but the courage and the will to change, from the engagement and commitment of the present to the future generations, need and must be seen as strategic to transform old dreams into a new, modern and stimulating reality, regarding the intelligent use of vehicles in our country. This is the way, a modern one, that ABLA sees mobility. That is, from providing vehicle renting services that comprise commitment, efficiency and rational use, within an ideal equation that conciliates optimal administration and advanced technologies in terms of products, services and accessories. Thus, we are now ready to meet the most different requirements of those who need an automobile to work, to go for a ride or even to have fun. Be aware that for that and a lot more, society can and should count on us. inteligente de veículos em nosso País. É dessa maneira, moderna, que a ABLA enxerga a mobilidade. Ou seja, a partir da prestação de serviços de locação de veículos que contenham compromissos, eficiência e uso racional, dentro de uma equação ideal que reúne ótima gestão e tecnologias avançadas em termos de produtos, serviços e acessórios. Desde já estamos prontos para atender as mais diferentes necessidades daqueles que precisam de um automóvel para trabalhar, passear ou mesmo apenas para divertir. Saibam que para isso e para muito mais, a sociedade pode e deve contar conosco.

anuário brasileiro do setor de locação de veículos 2016 12 FENALOC Em anos de dificuldades não apenas anunciadas, mas já vivenciadas, a ordem do dia é eficiência. As palavras mais usadas são especialização, segmentação, foco no negócio e dedicação. Digo isso porque os empresários fundadores da ABLA, em 1977, certamente não imaginavam que o setor alcançaria a dimensão que tem hoje, o que exigiu uma divisão de responsabilidades para que todas as funções pudessem ser ainda melhor executadas. Com a conquista da Carta Federativa, a FENALOC assumiu de fato e de direito o papel de representante legal do setor para todos os assuntos políticos e jurídicos, para que a ABLA pudesse se concentrar em sua missão comercial e de capacitação para os empresários e profissionais que atuam no setor. Essa definição de focos de atuação permitirá que sejam alcançadas as metas projetadas para o setor como um todo, combinando condições comerciais apropriadas à realidade das empresas locadoras, principalmente para novas aquisições de frotas e obtenção de créditos, com um ambiente legislativo que preserve os direitos do setor. O apoio incondicional da Confederação Nacional do Transporte (CNT) só reforça essa tendência e o nosso aprendizado, à medida que estamos respaldados por tão importante e experiente representante. Já no começo de 2016, tornamos real a nossa primeira Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI 4542), designada ao Ministro Dias Toffoli, que a está levando diretamente ao Plenário do Supremo Tribunal Federal devido à relevância da matéria (veja mais na página 78). Essa primeira atuação da FENALOC já deixa clara nossa missão e confirma que concentraremos nossos esforços no combate às imprecisões legislativas. Cristalina, também, é nossa sinalização de que vamos lutar pelos ajustes legais Cada um no seu quadrado necessários à sobrevivência do setor e de que não deixaremos de atuar em cada situação que aparecer ou que possa ferir os nossos direitos. Num país de tantos contrastes e de tantas administrações, de presidente que se matou de vergonha até presidentes que nos matam de vergonha, de um Congresso Nacional manchado pela descrença, só mesmo com representatividade e defesa efetiva de interesses é que o setor terá alguma chance. O Brasil é um país que dá certo, apesar de tantos desmandos, por conta de uma iniciativa privada ousada, formada por uma maioria de empresários que acredita em seus negócios, neles investem e perseveram como verdadeiros heróis ! Em tempos de conectividade e economia compartilhada, precisamos ser mais ágeis do que jamais fomos, com ABLA e FENALOC agindo em conjunto pelo setor. Lembramos aqui do refrão de uma das canções do funk e trabalhemos “cada um no seu quadrado” para atingirmos nossos objetivos com ainda mais eficácia, eficiência e rapidez. Paulo Gaba Jr. é Presidente da FENALOC (Federação Nacional das Locadoras de Veículos) Paulo Gaba Jr. is the President of FENALOC (National Federation of Car Rental Companies)

anuário brasileiro do setor de locação de veículos 2016 14 FENALOC During years of difficulties not only announced, but already experienced, the agenda is effectiveness. The most used words are specialization, segmentation, focus on the business and dedication. I say that because the entrepreneurs who founded ABLA, in 1977, certainly didn’t imagine the sector would reach the dimension it has today, what demanded sharing of responsibilities so that all the functions could be even better executed. With the conquer of the Federative Letter, FENALOC has de facto and de jure assumed the role of legal representative of the sector for all political and juridical matters, so that ABLA could concentrate on its commercial mission and qualification to all entrepreneurs and professionals who work in the sector. This definition on acting focuses will allow the meeting of goals projected to the sector as a whole, combining commercial conditions appropriate to the reality of the rental companies, mainly for new fleet acquisitions and credit obtaining, with a legal environment that preserves the rights of the sector. The unconditional support from the National Transport Confederation (CNT) only strengthens this tendency and our learning, once we backed up by such important and experienced representative. Right in the beginning of 2016, we made real our first Direct Lawsuit of Unconstitutionality (ADI 4542), assigned to Minister Dias Toffoli, who is taking it directly to the Plenary Assembly of the Supreme Federal Court due to To each his own the relevance of the matter. This first actuation by FENALOC already makes our mission clear and confirms that we will concentrate our efforts on fighting the legal inaccuracies. Cristal clear, also, is our indication that we will fight for the legal adaptations needed for the survival of the sector and that we will not refrain from acting in each situation which might appear or which might offend our rights. In a country with so many contrasts and so many administrations, from a president who killed himself in shame to presidents who are killing us in shame, from a National Congress stained by corruption and by disbelief, only with representation and effective defense of interests will the sector stand any chance. Brazil is country that works, despite so many irregularities, because of a bold private sector, formed by a majority of entrepreneurs who believe in their businesses, invest in them and persevere like true heroes! In a time of connectivity and shared economy, we need to be more agile than we have ever been, with ABLA and FENALOC acting together for the sector. We remind here of a refrain of one of the current Brazilian funk songs and let us work “to each his own” in order to achieve our goals even more effectively, efficiently and quickly.

anuário brasileiro do setor de locação de veículos 2016 16 Nos países mais desenvolvidos, os parceiros e fornecedores de produtos e serviços para a indústria de locação de veículos costumam enxergar o setor como o principal aliado em suas estratégias e visão de negócios. A indústria automobilística, por exemplo, mantém políticas e condições diferenciadas, dentro da realidade e das necessidades do segmento, assim como ocorre também com toda a rede de demais fornecedores envolvida diretamente com as locadoras. Esse hábito ainda não é mantido com a mesma ênfase no Brasil, onde a indústria de locação de veículos é responsável atualmente por absorver mais de 13% de toda a frota vendida anualmente no País. “As locadoras são as maiores compradoras de automóveis, tanto aqui como em países como os Estados Unidos, França, Inglaterra, Alemanha e Canadá”, confirma Jorge Pontual, diretor comercial da ABLA. Isso significa que, na prática, o segmento é fundamental para a indústria automobilística atingir suas metas e objetivos estratégicos. “Para isso, tanto as montadoras quanto o setor financeiro poderiam e deveriam se aproximar com mais intensidade e interesse também dos pequenos e médios empresários do nosso segmento, que representam um enorme potencial de negócios no Brasil”, continua Pontual. Isso porque a dificuldade quanto ao poder de negociação afeta principalmente os pequenos e médios empresários da indústria locadora. As grandes empresas conseguem, pelo volume de compras, condições melhores de aquisição e atendimento exclusivo. Mas, é preciso lembrar que mais da metade da frota de veículos para locação está concentrada nas pequenas e médias empresas. Ou seja, de fato é uma parcela com grande potencial para novas oportunidades de negócios que beneficiariam a todos os players envolvidos. O mesmo raciocínio é válido para as concessionárias. Apesar de casos específicos, boa parte das empresas daquele setor ainda não desenvolveu a Potencial inexplorado expertise necessária em Vendas Diretas, em virtude da visão de curto prazo que privilegia somente as vendas realizadas para pessoas físicas, nas quais a lucratividade é maior. O que deve ser observado, entretanto, é que nesses casos ocorre a venda de apenas um veículo de cada vez, enquanto a indústria de locação compra grandes volumes em periodicidade muito menor. “Boa parte das revendas ainda NEGÓCIOS

2016 17 prias marcas que os produziram, desde que atendidas algumas condições pré-estabelecidas. “No Brasil, infelizmente os fabricantes ainda não encontraram a fórmula para estruturar projetos que viabilizem esta oportunidade de levar os excelentes seminovos das empresas locadoras para suas concessionárias revenderem”, avalia o diretor comercial da ABLA. Crédito De maneira semelhante, oportunidades junto ao setor de locação também poderiam ser mais bem aproveitadas pelas instituições financeiras, em relação aos financiamentos disponíveis para as locadoras de veículos. Pontual aborda um aspecto fundamental nesse sentido, que seria a pré- -qualificação dos empresários no momento de obter linhas de crédito. “As locadoras já passam por diversas análises para serem aceitas na ABLA e, mesmo assim, existem muitas restrições para o acesso às melhores condições de crédito”, afirma Pontual. Nesse sentido, os próprios veículos representam segurança para os credores e poderiam ter peso maior dentre os fatores de garantias que as instituições financeiras levam em consideração para conceder empréstimos. “Precisamos também que o processo de substituição de garantias seja mais rápido e menos oneroso”, complementa Jorge Pontual. “Nas condições atuais, esse processo é quase impraticável”, finaliza. não identificou a oportunidade que o nosso segmento representa em médio e em longo prazo, principalmente com revisões e outros serviços que as concessionárias poderiam se beneficiar”, afirma Jorge Pontual. É verdade que bons exemplos existem, embora ainda incipientes perante à crescente demanda da indústria de locação no País. Algumas montadoras apoiam as vendas diretas por meio de projetos específicos e de atendimento especializado, de forma que as concessionárias possam aderir a essas iniciativas. Conforme Jorge Pontual, uma série de outros fornecedores poderia seguir o mesmo caminho, inclusive empresas de rastreamento, de softwares de gestão, de pneus, vidros e seguros, entre muitos outros segmentos próximos das locadoras. O que precisamos Um exemplo muito claro de que a indústria de locação de automóveis ainda não está na pauta com a prioridade que deveria é a ausência de veículos fabricados para ir ao encontro das necessidades específicas do setor. Os carros disponíveis para locação precisam vir de fábrica fundamentalmente com ar condicionado, direção hidráulica, vidros elétricos e quatro portas. “A maioria das montadoras fornece um ou mais desses itens somente em ‘pacotes’, com uma série de outros acessórios que encarecem e não trazem benefícios diretos para os empresários da locação”, alerta Pontual. Além disso, no exterior as montadoras têm processo de buy back, onde os veículos vendidos para as locadoras têm garantia de recompra pelas pró-

anuário brasileiro do setor de locação de veículos 2016 18 Business In more developed countries, partners and suppliers of products and services for the car rental industry usually face the sector as the main ally in its strategies and businesses vision. The automotive industry, for instance, maintains policies and exclusive conditions, within the reality and the needs of the segment, the same way as it happens with the whole network of other suppliers directly involved with the rental companies. This practice is still not kept with the same emphasis in Brazil, where the car rental industry is responsible for absorbing, in percentage, more than two digits of the entire fleet sold annually in the country. “Rental companies are the biggest buyers of automobiles, be it here or in countries like the United States, France, England, Germany and Canada”, confirms Jorge Pontual, ABLA’s commercial director. That means, in practice, the segment is fundamental for the car industry to reach its goals and strategic objectives. “To do that, both car companies and the financial sector could and should get closer in a more intense pace and interest for the small and medium enterprises in our segment, which represent a huge business potential in Brazil”, Pontual continues. That is because the difficulty regarding the power of negotiation affects mainly the small and medium entrepreneurs of the rental industry. Big companies get, because of the purchase volume, better conditions of acquisition and exclusive attendance. But it is necessary to remember that more than half of the rental vehicles fleet is condensed in small and medium companies. That is actually a parcel with great potential for new business opportunities which would benefit all players involved. The same rationale is valid for the dealerships. Besides specific cases, a fair portion of companies in that sector has not yet developed the necessary expertise in Direct Sales, due to the short term vision which favors only the sales made to natural persons, in which the profitability is higher. What has to be observed, however, is that in those cases the sale happens to only one consumer at a time, while the rental industry buys large volumes in much shorter periods. “A good part of the dealerships has not yet identified the opportunity our segment represents at medium and long terms, mainly with periodical maintenance and other services that the dealerships could benefit from”, states Jorge Pontual. It is true there are good examples, however still incipient before the growing demand of the rental industry in the country. Some automakers support direct sales through specific projects and specialized attendance, in a way that the dealerships can adhere to these initiatives. According to Jorge Pontual, a range of other suppliers could follow the same path, including car tracking companies, management softwares, tires, glasses and insurance companies, among many other segments close to the rental businesses. What we need A very clear example that the car rental industry is still not on the agenda with the priority it should is the absence of vehicles made to meet the specific needs of the sector. Cars available for rental must come from the factory essentially with air conditioning, power steering, power windows and four doors. “Most car makers offer one or more of these items only in ‘packages’, with a series of other accessories which raise prices and don’t bring direct advantages for rental entrepreneurs”, warns Pontual. Unexplored potential Besides, automakers abroad have a buy back process, in which vehicles sold to rental companies have repurchase guaranteed by the producer brands themselves, as long as some pre- -established demands are met. “In Brazil, automakers unfortunately have not yet found the recipe to structure projects to make this opportunity viable, of taking the excellent used cars from the rental companies for their dealerships to resell”, considers ABLA’s commercial director. Credit Similarly, opportunities with the rental sector could also be better utilized by financial institutions, regarding the financing plans available to car rental companies. Pontual approaches a fundamental aspect in this direction, which would be the pre-qualification of entrepreneurs when obtaining credit lines. “The rental companies have already gone through several types of analysis to be accepted at ABLA, that is, only reliable entrepreneurs stay in the Association and, even so, there are many restrictions to have access to better credit conditions, even for ABLA’s associates”, Pontual states. In this sense, the vehicles themselves represent security for creditors and could weigh more among the guarantee factors that financias institutions take into account when granting loans. “We need the process of guarantee substitution to be faster and less onerous”, complements Jorge Pontual. “With the current conditions, this process is almost impracticable and doesn’t take into account that no other sector generates cash flow like ours”, he concludes.

CORRETORA DE SEGUROS Solicite uma cotação: www.segurototal.com.br empresa parceira: Seguro Total Frotas | Seguro de Responsabilidade Civil Frotas | Assistência 24h Seguro Empresarial | Seguro de Vida Empresa | Desmobilização de Frotas Desativação de Frotas | Regulação de Sinistros | Rastreadores Assistência em Viagem Nacional e Internacional Em situações de risco, você quer ao seu lado pessoas em que possa confiar. A ST Corretora de Seguros oferece uma combinação diferenciada de produtos e serviços sob medida para a realidade de cada Locadora, baseada no compromisso com a qualidade e preço justo, por meio de parcerias com Seguradoras de reconhecida idoneidade e solidez, comprometidas com o bom atendimento às Locadoras.

anuário brasileiro do setor de locação de veículos 2016 20 NÚMEROS DA ECONOMIA 2015 Taxa Selic Selic Rate Poupança Savings accounts Dólar Taxa média de câmbio Average dollar exchange Janeiro/January Fevereiro/February Março/March Abril/ApriL Maio/May Junho/June Julho/July Agosto/August Setembro/September Outubro/ October Novembro/November Dezembro/December 0,6058 0,5882 0,5169 0,6302 0,6079 0,6159 0,6822 0,7317 0,6876 0,6930 0,6799 0,6303 2,68 2,85 3,19 3,01 3,18 3,10 3,42 3,62 3,96 3,86 3,88 3,94 Fonte: Receita Federal do Brasil – Ministério da Fazenda http://idg.receita.fazenda.gov.br/orientacao/tributaria/pagamentos-e-parcelamentos/taxa-de-juros-selic Portal Brasil Reuters 0,94% 0,82% 1,04% 0,95% 0,99% 1,07% 1,18% 1,11% 1,11% 1,11% 1,06% 1,16%

anuário brasileiro do setor de locação de veículos 2016 21 Fonte: Banco Central http://www.bcb.gov.br/?COPOMJUROS Fonte: IBGE Fonte: Portal Brasil http://www.portalbrasil.net/poupanca_mensal.htm Fonte: Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) http://www.desenvolvimento.gov.br/ Selic rate (accumulate) PIB Savings accounts (accumulated value in December) Average dollar value Brazilian commercial balance Taxa Selic (acumulado) PIB Poupança (acumulado) Dólar Comercial (média anual) Saldo comercial brasileiro 14,15% -3,8% 7,94% US$ 3,39 US$ - 3.1 bilhões

anuário brasileiro do setor de locação de veículos 22 ESTATÍSTICAS 2015 A tomada de decisões é uma das partes mais desafiadoras da gestão empresarial em países com mercados consolidados e competitivos. Estratégias precisam ser desenhadas a partir de números sólidos – tarefa muito mais complexa do que pode parecer – ainda mais em um mundo conectado e repleto de fontes no espaço virtual. Por isso, as pesquisas setoriais são muito utilizadas, principalmente, em nações desenvolvidas. A ABLA sempre se posicionou como uma Organização moderna e agora cumpriu mais uma etapa fundamental nessa direção, com a conclusão do levantamento de dados sobre o setor de locação em 2015. O trabalho teve início em outubro do ano passado e foi batizado de “Pesquisa Nacional Estratégica de Estatísticas da Locação de Automóveis” (Censo ABLA 2016). Os resultados estão aqui, no Anuário ABLA 2016. Da mesma forma que já vinha sendo feito pela Associação, este ano os números voltaram a ser levantados por meio do cruzamento de uma série de informações relevantes obtidas junto a diversas fontes, todas elas oficiais. Em 2016, o já consolidado processo de apuração dos números que a ABLA realiza teve agora também o aval da LAFIS Informação de Valor. Trata-se de um instituto especializado em pesquisas, que chegou para somar sua experiência e credibilidade a todo o processo já utilizado pela Associação e aprovado pelo mercado. As informações foram apuradas e filtradas junto ao DENATRAN, SEST-SENAT, Receita Federal, Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), diretorias regionais e Fonte confiável ! ABLA realiza a 15ª Pesquisa Nacional Estratégica de Estatísticas da Locação de Automóveis. O Censo ABLA 2016 conta agora com o aval da empresa especializada LAFIS

anuário brasileiro do setor de locação de veículos 2016 23 Decision making is one the most challenging aspects of the organization administration in countries with competitive and consolidated markets. Strategies have to be designed from solid data - a much more complex task than it seems to be - especially in a world so connected and full of virtual sources. That is why branch researches are so used, mainly in developed countries. ABLA has always placed itself as a modern organization and now it has accomplished one more essencial step towards that direction, with the conclusion of the data survey on the rental sector in 2015. The job started last October and it was named “Pesquisa Nacional Estratégica de Estatísticas da Locação de Automóveis - Censo ABLA 2016”, from Portuguese, National Strategic Statistics Research of Car Rental - ABLA Census 2016. The results are here, in the ABLA Yearbook 2016. The same way it had been done by the Association, this year the numbers and statistics were again collected by crossing a series of relevant information obtained from several sources, all of them official. Reliable source ABLA carries out the 15th National Strategic Statistics Research of Car Rental. The 2016 census now counts on the guarantee of specialized company LAFIS sindicatos de locadoras (SINDLOCS). Também foram consultados dados referentes ao setor junto às Secretarias Estaduais de Fazenda, Confederação Nacional do Transporte (CNT) e Juntas Comerciais. Dessa forma, mais uma vez, a ABLA divulga nesse Anuário 2016 o faturamento do setor, a frota total circulante, o número de locadoras e de pontos de locação em cada estado, assim como os empregos diretos e indiretos que o aluguel de veículos ajuda a criar e a manter. O total de impostos recolhidos, a idade média da frota e o número de usuários também seguem fazendo parte da publicação. Os resultados deste amplo trabalho de apuração também permitiram o cruzamento do total de licenciamentos com os números das montadoras. Dessa forma, o Market Share entre as marcas dentro do setor de locação aparece novamente com precisão, assim como o número de locadoras ativas e contribuintes. In 2016, the already consolidated process of number verification done by ABLA has now received also the validation of “LAFIS Informação de Valor”, from Portuguese, LAFIS Value Information. They are a research specialized institute, which came to add their experience and credibility to the whole process already used by the Association and approved by the market. The pieces of information were verified and filtered along with DENATRAN (The National Traffic Department), SEST-SENAT (Social Transport Service and National Service of Transport Learning), Receita Federal (Federal Revenue), Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED, the General Registry of Employed and Unemployed), regional directory boards and rental companies sindicates (SINDLOCS). Data about the sector were also consulted with the State Finance Secretaries, the National Transport Confederation (CNT) and Trade Boards. Thus, once again, ABLA divulges in this 2016 Yearbook the sector invoice, the total fleet, the number of rental companies and rental places in each state, as well as direct and indirect jobs that the car rental activity helps create and maintain. The total value of taxes paid, the average age of the fleet and the number of users keep being part of this publication. The results of this broad work of verification have also allowed crossing the total number of vehicle registrations with the car factories numbers. This way, the market share among the brands in the car rental sector comes up with precision again, as well as the number of active and tax paying rental companies.

anuário brasileiro do setor de locação de veículos 2016 24 Em 2015, o número de empresas ativas e de pontos de locação do setor de locação de veículos foi apurado a partir do cruzamento de informações obtidas junto a diversas fontes, entre elas o SEST-SENAT, Receita Federal, Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), Diretorias Regionais da ABLA e Sindicatos das Locadoras (SINDLOCS), Secretarias Estaduais de Fazenda e Juntas Comerciais. Confira os resultados. Empresas In 2015, the number of active companies and rental places of the car rental sector was verified by crossing information obtained from several sources, among them SEST-SENAT, the Brazilian IRS, the General Register of Employed and Unemployed People (CAGED), ABLA’s Regional Direction Boards and Rental Companies Syndicates (SINDLOCS), State Finance Secretaries and Trade Boards. Check out the results. Companies Número de Locadoras Número de Pontos de Locação Number of Rental Companies Number of Rental Places 7.455 8.626 ESTATÍSTICAS 2015 Fontes: ABLA/LAFIS Informação de Valor.

anuário brasileiro do setor de locação de veículos 2016 25 Apesar das oscilações nos índices econômicos – bolsas de valores, variação do real frente ao dólar, rebaixamento do País quanto ao grau de risco – aqueles que analisam o segmento de locação de veículos constatam o crescimento constante nos últimos anos. Somadas, as locadoras de automóveis fecharam 2015 sendo responsáveis pela manutenção de 472.113 empregos diretos e indiretos, contribuindo ainda com R$ 5.314,59 bilhões em impostos pagos aos cofres públicos. Faturamento | Imposto | Emprego Despite the fluctuations on the economic indicators - stock exchanges, variation of the real comparing to dollar, lowering of the country as to the investing risk degree - those who analyse the car rental segment find out the constant growth in the last years. Added together, the car rental companies finished 2015 as responsible for keeping 472.113 direct and indirect jobs, also contributing with R$ 5.314,59 billions in taxes paid to the state coffers. Revenue | Tax | Employment Direct and indirect jobs Revenue Taxes Empregos diretos e indiretos Faturamento impostos R$ 16.275,69 bilhões R$ 5.314,59 bilhões 472.113 pessoas Fontes: ABLA/LAFIS Informação de Valor. ESTATÍSTICAS 2015

anuário brasileiro do setor de locação de veículos 2016 26 Faixas de Faturamento Anual Até 300 mil reais Entre 300 mil e 1 milhão de reais Entre 1 e 5 milhões de reais Entre 5 e 15 milhões de reais Acima de 15 milhões de reais Above 15 million reais Up to 300 thousand reais Between 5 and 15 million reais Between 1 and 5 million reais Between 300 thousand and 1 million reais 22% 26% 33% 9% 10% No Brasil o setor de locação de veículos é bastante pulverizado, com empresas locadoras de pequeno, médio e grande porte atuando no mercado. Aproximadamente 10% das empresas do setor possuem faturamento anual superior a R$ 15 bilhões, enquanto 26% faturam entre R$ 300 mil e R$ 1 milhão por ano. Confira a divisão por faixas de faturamento anual das locadoras que atuam no Brasil. In Brazil the car rental sector is quite spread out, with rental small, medium-sized and big companies acting in the market. Approximately 10% of the companies from the sector have an annual revenue of over R$ 15 billions, while 26% have an invoice between R$ 300 thousand and R$ 1 million a year. Check out the division by ranges of anual revenue of the rental companies operating in Brazil. Yearly Revenue Ranges ESTATÍSTICAS 2015 Fontes: ABLA/LAFIS Informação de Valor.

anuário brasileiro do setor de locação de veículos 2016 27 16,48% 11,97% 7,94% 4,37% 10,52% 2,12% 6,97% Automakers share Participação das montadoras * O setor de locação se manteve como o principal cliente das montadoras, responsável por absorver 13,66% do total de automóveis e comerciais leves licenciados no País em 2015 (veja mais na página 30). Do total de veículos adquiridos pelas locadoras durante o ano, a Fiat manteve a liderança de vendas para o setor, agora seguida pela Renault, Volkswagen, Ford, General Motors e Nissan. Veja a participação das marcas nas compras de veículos efetuadas pelas locadoras em 2015. The rental sector has remained the main client of the automakers, responsible for absorbing 13,66% of all cars and light utility vehicles licensed in the country in 2015 (read more on page 30). Of all vehicles acquired by rental companies throughout the year, Fiat has kept the sales leadership for the sector, now followed by Renault, Volkswagen, Ford, General Motors and Nissan. Look at the brands share in vehicles purchased by rental companies in 2015. Principal cliente das montadoras Automakers main client Fonte: Montadoras. OUTRAS ESTATÍSTICAS 2015 *Os demais 39,63% são veículos identificados e comercializados para locadoras, mas não informados pelas montadoras nas consultas feitas pela ABLA.

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