Anuário Brasileiro do Setor de Locação de Veículos | 2016

2016 17 prias marcas que os produziram, desde que atendidas algumas condições pré-estabelecidas. “No Brasil, infelizmente os fabricantes ainda não encontraram a fórmula para estruturar projetos que viabilizem esta oportunidade de levar os excelentes seminovos das empresas locadoras para suas concessionárias revenderem”, avalia o diretor comercial da ABLA. Crédito De maneira semelhante, oportunidades junto ao setor de locação também poderiam ser mais bem aproveitadas pelas instituições financeiras, em relação aos financiamentos disponíveis para as locadoras de veículos. Pontual aborda um aspecto fundamental nesse sentido, que seria a pré- -qualificação dos empresários no momento de obter linhas de crédito. “As locadoras já passam por diversas análises para serem aceitas na ABLA e, mesmo assim, existem muitas restrições para o acesso às melhores condições de crédito”, afirma Pontual. Nesse sentido, os próprios veículos representam segurança para os credores e poderiam ter peso maior dentre os fatores de garantias que as instituições financeiras levam em consideração para conceder empréstimos. “Precisamos também que o processo de substituição de garantias seja mais rápido e menos oneroso”, complementa Jorge Pontual. “Nas condições atuais, esse processo é quase impraticável”, finaliza. não identificou a oportunidade que o nosso segmento representa em médio e em longo prazo, principalmente com revisões e outros serviços que as concessionárias poderiam se beneficiar”, afirma Jorge Pontual. É verdade que bons exemplos existem, embora ainda incipientes perante à crescente demanda da indústria de locação no País. Algumas montadoras apoiam as vendas diretas por meio de projetos específicos e de atendimento especializado, de forma que as concessionárias possam aderir a essas iniciativas. Conforme Jorge Pontual, uma série de outros fornecedores poderia seguir o mesmo caminho, inclusive empresas de rastreamento, de softwares de gestão, de pneus, vidros e seguros, entre muitos outros segmentos próximos das locadoras. O que precisamos Um exemplo muito claro de que a indústria de locação de automóveis ainda não está na pauta com a prioridade que deveria é a ausência de veículos fabricados para ir ao encontro das necessidades específicas do setor. Os carros disponíveis para locação precisam vir de fábrica fundamentalmente com ar condicionado, direção hidráulica, vidros elétricos e quatro portas. “A maioria das montadoras fornece um ou mais desses itens somente em ‘pacotes’, com uma série de outros acessórios que encarecem e não trazem benefícios diretos para os empresários da locação”, alerta Pontual. Além disso, no exterior as montadoras têm processo de buy back, onde os veículos vendidos para as locadoras têm garantia de recompra pelas pró-

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