Anuário Brasileiro do Setor de Locação de Veículos | 2016

anuário brasileiro do setor de locação de veículos 2016 16 Nos países mais desenvolvidos, os parceiros e fornecedores de produtos e serviços para a indústria de locação de veículos costumam enxergar o setor como o principal aliado em suas estratégias e visão de negócios. A indústria automobilística, por exemplo, mantém políticas e condições diferenciadas, dentro da realidade e das necessidades do segmento, assim como ocorre também com toda a rede de demais fornecedores envolvida diretamente com as locadoras. Esse hábito ainda não é mantido com a mesma ênfase no Brasil, onde a indústria de locação de veículos é responsável atualmente por absorver mais de 13% de toda a frota vendida anualmente no País. “As locadoras são as maiores compradoras de automóveis, tanto aqui como em países como os Estados Unidos, França, Inglaterra, Alemanha e Canadá”, confirma Jorge Pontual, diretor comercial da ABLA. Isso significa que, na prática, o segmento é fundamental para a indústria automobilística atingir suas metas e objetivos estratégicos. “Para isso, tanto as montadoras quanto o setor financeiro poderiam e deveriam se aproximar com mais intensidade e interesse também dos pequenos e médios empresários do nosso segmento, que representam um enorme potencial de negócios no Brasil”, continua Pontual. Isso porque a dificuldade quanto ao poder de negociação afeta principalmente os pequenos e médios empresários da indústria locadora. As grandes empresas conseguem, pelo volume de compras, condições melhores de aquisição e atendimento exclusivo. Mas, é preciso lembrar que mais da metade da frota de veículos para locação está concentrada nas pequenas e médias empresas. Ou seja, de fato é uma parcela com grande potencial para novas oportunidades de negócios que beneficiariam a todos os players envolvidos. O mesmo raciocínio é válido para as concessionárias. Apesar de casos específicos, boa parte das empresas daquele setor ainda não desenvolveu a Potencial inexplorado expertise necessária em Vendas Diretas, em virtude da visão de curto prazo que privilegia somente as vendas realizadas para pessoas físicas, nas quais a lucratividade é maior. O que deve ser observado, entretanto, é que nesses casos ocorre a venda de apenas um veículo de cada vez, enquanto a indústria de locação compra grandes volumes em periodicidade muito menor. “Boa parte das revendas ainda NEGÓCIOS

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