Anuário Brasileiro do Setor de Locação de Veículos | 2016

anuário brasileiro do setor de locação de veículos 2016 65 ABLA: Como a FENABRAVE é composta em termos institucionais, suas diretorias e cargos executivos ? AAJ: A FENABRAVE foi fundada em 1965 e, portanto, completou 51 anos em março de 2016. Ela foi criada com o objetivo de ser a legítima representante política do Setor da Distribuição de Veículos no Brasil – que é composto por 7,6 mil concessionárias que atuam nos segmentos de automóveis e comerciais leves, caminhões, ônibus e implementos rodoviários, motocicletas, tratores e máquinas agrícolas. A Federação se relaciona com entidades congêneres nacionais e internacionais, Governo, formadores de opinião e público em geral em prol da categoria econômica que representa. Vale ressaltar que, atualmente, o Setor da Distribuição de Veículos no Brasil representa 5,2% do PIB Nacional e responde pela geração direta de mais de 370 mil empregos. Em sua estrutura, a FENABRAVE conta com um Presidente e sua Diretoria Executiva (formada por 12 vice-presidentes), Conselho Deliberativo (Presidentes das 51 Associações de Marca filiadas), Conselho Regional (composto por 23 regionais) e sua estrutura interna administrativa, além de assessorias externas em áreas estratégicas. Além da FENABRAVE, existe a FENACODIV - Federação Nacional das Concessionárias de Veículos, braço sindical patronal apoiado pelos chamados SINCODIVS, sindicatos patronais da categoria, distribuídos em todo o País. ABLA: Qual o senhor diria ser o papel principal da entidade no cenário nacional ? AAJ: O principal papel da FENABRAVE, dentro do cenário nacional, é representar o Setor da Distribuição de Veículos junto aos diversos públicos, pautando o desenvolvimento político e empresarial da categoria, preservando o equilíbrio legal, político, social e econômico dos concessionários e fortalecendo as bases do mercado para que sejam preservados os investimentos realizados por esses empresários, assim como os empregos e riquezas gerados em prol de todo o País. ABLA: De que forma a entidade desempenha esse papel ? AAJ: Atuando, fortemente, junto a entidades congêneres, nacionais e internacionais, em parcerias e negociações constantes que visam estimular e equilibrar o mercado de veículos, representando, junto ao Governo, os benefícios e pleitos gerados pela categoria da Distribuição Automotiva, reforçando sua importância para a geração de riquezas e empregos no País. ABLA: Como a FENABRAVE se relaciona com seus parceiros do setor ? AAJ: A FENABRAVE, como já foi dito, se relaciona fortemente com parceiros e entidades congêneres, na busca de ações conjuntas para o fortalecimento de todo o mercado automotivo e do Brasil. As bases para este relacionamento profícuo são, entre outras, o respeito mútuo e a extrema transparência – o que vem resultando em parcerias estáveis e duradouras, além de bastante positivas a todos. ABLA: Qual é a importância da Instituição no cenário nacional ? AAJ: A FENABRAVE congrega um dos setores considerados de fundamental importância para o cenário econômico e social do Brasil e seria muito mais complicado se cada marca, de cada segmento automotivo, tivesse que se mobilizar, com os mesmos interlocutores, visando sua própria representatividade. A Entidade se torna, portanto, a “Voz da Distribuição de Veículos no Brasil”, representando todas as marcas e segmentos, todas as Associações de Marca e seus concessionários filiados e isso traduz sua importância, considerando a participação e representatividade do setor no contexto nacional.

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