Revista Locação 101

22 Mercado A locação de motos tem como público-alvo, além de pessoas e empresas que trabalham com delivery, também usuários que procuram a experiência de pilotar motos de alta cilindrada, para lazer ou viagens. Nesse segmento, a montadora líder de vendas para locadoras em 2021 foi a BMW. Porém, a pesquisa da ABLA mostrou que praticamente 90%das compras das locadoras foramdemodelos de baixa cilindrada, voltados principalmente ao atendimento daqueles que procuram a locação para trabalhar. Nesse segmento, a Honda (7.124 unidades) liderou com folga as vendas para locadoras em 2021, seguida pelos modelos da Yamaha (398). Evelyn Lima, gerente de marketing da locadora Roxmoto, confirma que a procura continua ALUGUEL DE EXPERIÊNCIA TAMBÉM ESTÁ EM ALTA em alta. Especializada na locação das chamadas “motos de luxo”, na comparação entre 2020 e 2021 a empresa viu seu faturamento subir em 92%. “Em número de clientes, fechamos 2019 com 389 contratos, crescemos para 434 em 2020 e encerramos o ano passado com 659 contratos”. Segundo ela, a perspectiva de locação é ainda mais positiva “se considerarmos que o preço das motos de luxo está em alta e, por serem motos que costumeiramente não são usadas no dia a dia, cada vez mais gente conclui que é mais vantajoso alugar do que gastar muito mais para comprar e manter a moto parada na garagem na maior parte do tempo”, avalia a gerente da Roxmoto. Com o aluguel, o usuário também deixa de ter custo e trabalho com manutenção, documentação, seguro e outras despesas e responsabilidades que ficam por conta da locadora. A Roxmoto opera desde outubro de 2018 e está entre as principais locadoras de motocicletas do Brasil. Junto com a Triumph Experience, do mesmo grupo, atua também como operadora de viagens de moto no país. “Se, por um lado, os ‘tours’ ficaram mais restritos durante a pandemia, por outro a demanda pela locação diária, sem dúvida, avançou”, acrescenta Evelyn Lima. Até o final de 2021, a empresa atuava apenas no estado de São Paulo, mas no mês de janeiro já iniciou o serviço de locação também em Belo Horizonte (MG), em parceria com uma fabricante de motos de alta cilindrada, a Triumph do Brasil. “No primeiro semestre devemos ampliar a operação para outras capitais, além de aumentar a nossa frota de motos de alta cilindrada para locação em São Paulo”, complementa a gerente. n EVELYN LIMA: AFICIONADOS COMEÇAM A PERCEBER A VANTAGEM DO ALUGUEL MODELOS DA TRIUMPH: PARA QUEM BUSCA EXPERIÊNCIA

RkJQdWJsaXNoZXIy NDU0Njk=