Revista Locação 113

LOCADORAS NA TRILHA DOS PESADOS Ano XXI | #113 | 2024 | MARÇO / ABRIL Entrevista: o que esperar do comportamento dos preços dos veículos Frota das locadoras ultrapassa 1,5 milhão de automóveis e comerciais leves Números da Anfavea e da Fenabrave indicam otimismo Experiência do cliente: quais os segredos para melhorar? Empresas do setor responderam por 10% do emplacamento anual de caminhões no Brasil. Boa hora para saber mais sobre as oportunidades dessa modalidade de locação

EXPEDIENTE CONSELHO GESTOR Marco Aurélio Gonçalves Nazaré, presidente Paulo Miguel Jr., vice-presidente Dirley Ricci, Lívia Cravo de Villar, Luciano Miranda Chagas, Luiz Felipe Nemer, Lusirlei Albertini, Tercio Gritsch. CONSELHO GESTOR (SUPLENTES) Eduardo Ignácio, Eládio Paniagua Jr, Jacqueline Moraes de Mello, Saulo Tomaz Froes. CONSELHO FISCAL Alvani Laurindo, Claudio Rigolino, Paulo Bonilha Jr. CONSELHO FISCAL (SUPLENTE) Daniel Bittencourt, Maria Helena Teixeira Lima CONSELHO DE EX-PRESIDENTES Adriano Donizelli, Paulo Gaba Junior e Paulo Nemer. COORDENAÇÃO GERAL Olivo Pucci e Francine Evelyn. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DAS LOCADORAS DE AUTOMÓVEIS – ABLA www.abla.com.br / email: abla@abla.com.br São Paulo: Rua Estela, 515 – Bloco A – 5º andar – CEP 04011-904 – (11) 5087.4100. Brasília: SAUS Quadra 1 – Bloco J – edifício CNT sala 510 – 5º andar – Torre A – CEP 70070-010 – (61) 3225-6728. COORDENAÇÃO EDITORIAL Em Foco Comunicação Estratégica E-mail: revista@abla.com.br | (11)3819-3031 Editor: Nelson Lourenço [MTB 22.899] Textos: Carolina Maia, Aurea Figueira e Nelson Lourenço www.agenciaemfoco.com.br ARTE Carolina La Terza FOTOS DE CAPA E EDITORIAL Localiza&Co A Revista Locação não se responsabiliza pelas opiniões emitidas nos artigos assinados. Permitida a reprodução das matérias, desde que citada a fonte. CURTA NOSSA PÁGINA FACEBOOK.COM/ABLABRASIL INSCREVA-SE NO YOUTUBE @ABLABRASIL SIGA NO INSTAGRAM @ABLABRASIL SIGA-NOS NO X X.COM/ABLA_BR

3 AMPLIANDO FRONTEIRAS A LOCAÇÃO DE VEÍCULOS NO BRASIL está se diversificando e alçando voos mais altos. De um lado, já ocupa papel importante na estrutura que envolve opções de mobilidade e, de outro, também consolida sua posição de principal cliente das montadoras no país. Exemplo dessa evolução é o crescimento de veículos pesados na frota total das locadoras. No ano passado, as empresas do setor responderam por 10% dos emplacamentos de caminhões realizados ao longo de 2023. Assim como já verificado em outras frentes de negócios, mais e novos clientes estão superando gradativamente a cultura da posse, que, assim como vem ocorrendo com os veículos leves, é cada vez mais compreendida à luz de números que evidenciam as vantagens e benefícios da locação. Com a edição 2024 do Anuário Brasileiro do Setor de Locação de Veículos, já disponível para consulta no portal da associação, a ABLA reitera seu compromisso com a informação qualificada e com dados que façam os empresários e clientes ponderarem sobre as opções de locação. E, também nessa edição, não perca a matéria que divulga, com satisfação, que a ABLA terá pela primeira vez um estande próprio em um dos principais eventos internacionais do setor, que é a International Car Rental Show, na semana de 15 de abril, em Las Vegas (EUA). Será uma grande oportunidade de mostrarmos ao mundo a expertise e as oportunidades do vibrante mercado brasileiro de aluguel de veículos. Os Editores Editorial

4 CAPA Frota de caminhões nas locadoras está em alta e sinaliza fortalecimento dessa modalidade de locação 10 ANO XXI | Nº 113 | MARÇO / ABRIL | 2024 14 MERCADO A expectativa das entidades do setor automotivo, Anfavea e Fenabrave, para as vendas nos próximos meses 16 SERVIÇOS Entendendo melhor a experiência do cliente (contribuição: Webli) 6 ENTREVISTA Ricardo Roa, da KPMG, comenta o momento atual do mercado automotivo 8 NA FRENTE ABLA disponibiliza nova edição do Anuário e terá estande em um dos principais eventos internacionais de aluguel de veículos 18 PUBLIEDITORIAL E-Frotas, solução para gestão de frotas de veículos 20 ALUGUEL DIÁRIO Com tarifas aéreas nas alturas, viagens terrestres continuam ganhando espaço

5 22 BRASIL VIAGEM Use o leitor QR Code do seu smartphone para acessar o site da ABLA 14 MERCADO 8 NA FRENTE 22 BRASIL VIAGEM Destinos para viajar com o carro alugado no feriado de Corpus Christi 24 POR DENTRO Nova SPIN da General Motors chega ao mercado com jeito de SUV 25 FIM DE PAPO André Campos, CEO da For You Fleet, escreve sobre Assinatura e Nanolocação

EMPRESAS CHINESAS CHEGANDO COM FORÇA! RICARDO ROA, CONSULTOR DA KPGM: “A CONCORRÊNCIA SADIA É BEM-VINDA” Entrevista 6

QUEM ACOMPANHA O MERCADO AUTOMOTIVO NO BRASIL tem observado a presença cada vez maior dos chineses no Brasil. A questão é: como isso mudará o panorama, inclusive para as locadoras, nos próximos anos? A perspectiva é positiva para o aumento da concorrência sadia. Ao menos é o que avalia Ricardo Roa, consultor da KPMG. O especialista atua desde 2011 na execução de políticas automotivas, em meio a projetos de implementação de incentivos fiscais, em mais de 35 empresas de diferentes segmentos, o que inclui veículos leves, pesados e os “premium”. Nesta entrevista, Roa também trouxe informações sobre os elétricos, que farão cada vez mais parte dos lançamentos nos próximos anos. “Ainda observaremos fortes discussões de veículos híbridos, flex, ou até mesmo híbridos com base em etanol”, adianta. Locação: Qual a sua perspectiva para o mercado de locação de veículos em 2024? Ricardo Roa: A locação já vem aumentando nos últimos anos no Brasil, acompanhando uma tendência global de mudança de modelo de aquisição de veículos para o aluguel. Há perspectiva de que continuaremos a observar o crescimento do setor, mas entendo que de forma moderada, comparando com os últimos anos. Ainda estamos enfrentando um cenário de alta de juros e consequente retração de poder aquisitivo. Locação: Qual a relação entre o avanço dos eletrificados e os preços dos veículos à combustão? RR: Há empresas do setor automotivo que vêm anunciando fortes investimentos, principalmente com foco em mudança de propulsão dos motores. Em médio prazo, teremos crescimento dos eletrificados, sejam híbridos ou elétricos. Recentemente, o governo anunciou um novo programa, o Mover, voltado a políticas automotivas, que traz exatamente esse foco. Já se sabe que veremos mudanças nas alíquotas de IPI, por exemplo. Combinando esses aspectos com expectativas de redução de juros, poderemos observar, exclusivamente para este ano, que não deverá haver muito ajuste nos preços dos veículos de entrada e possivelmente também nos veículos médios e “premium”. Mas, no médio prazo, as montadoras deverão voltar a ajustar. Locação: E com relação a lançamentos, o que as locadoras podem esperar? RR: Os novos modelos chegarão muito voltados às tendências que estão por vir com tecnologias de eletrificação, mas entendo que atualmente o foco mais acentuado seja em veículos híbridos, acompanhados dos elétricos. Ainda observaremos fortes discussões de híbridos flex ou híbridos com base em etanol. Locação: Como vê o avanço das montadoras chinesas no Brasil? RR: As chinesas estão chegando com força ao mercado e eu vejo isso com otimismo, pois elas chegaram para incomodar, no bom sentido. A chegada de novos modelos e produtos força as empresas já instaladas a também buscarem e agregarem diferenciais aos seus modelos e produtos. O governo também tem essa visão e já deixou claro que o Brasil precisa ser protagonista. O Programa Mobilidade Verde, o Mover, dará subsídios para as empresas avançarem na instalação de plantas locais para produção de eletrificados, bem como no desenvolvimento de produtos voltados à eletrificação. “AINDA ESTAMOS ENFRENTANDO UM CENÁRIO DE ALTA DE JUROS” 7

8 A ABLA LANÇOU A EDIÇÃO 2024 do Anuário Brasileiro do Setor de Locação de Veículos. Um dos números destacados na publicação é o faturamento bruto de R$ 44,9 bilhões das locadoras, um crescimento de 22%, em ritmo bem superior ao do PIB nacional, além de uma frota maior e mais nova. Os resultados compilados no Anuário indicam que o último ano foi positivo para o setor de locação de veículos. A ampliação da frota de automóveis e comerciais leves se destacou, registrando um aumento de 9,5% e atingindo, pela primeira vez, a marca de mais de 1,5 milhão de unidades (1.570.820). A redução da idade da frota e o crescimento de emplacamentos de eletrificados, motocicletas, caminhões e ônibus também se destacaram no novo Censo do setor. A integra do Anuário já está disponível no www.abla.com.br. Além disso, cada locadora associada da ABLA também vai receber seu exemplar impresso. FROTA DAS LOCADORAS SUPERA 1,5 MILHÃO DE AUTOMÓVEIS Na Frente

9 AINDA DÁ TEMPO DE PARTICIPAR DA CAR RENTAL SHOW 2024! A ABLA AMPLIOU SUA PARCERIA com uma das principais feiras de negócios do mundo no segmento de locação de veículos, a International Car Rental Show (ICRS), marcada para a semana de 15 de abril, em Las Vegas (EUA). Pela primeira vez, a entidade terá estande próprio no evento e irá divulgar o 19º Fórum Internacional das Locadoras, a EXPO ABLA. Além de focar em trazer ao Brasil o maior número possível de participantes do exterior, o estande da ABLA na ICRS será o ponto de encontro e prestação de serviços aos brasileiros. A ICRS reúne profissionais e empresas de todo o mundo e é uma ótima oportunidade para explorar tendências e expandir a rede de contatos. Na edição 2024, estarão em pauta tópicos como o “novo normal” no mercado das locadoras e perspectivas para mitigar perdas. Empresários, profissionais que trabalham em locadoras e demais interessados no segmento de locação podem clicar aqui e preencher o formulário para receber todas as informações. MOVIMENTO DA FEIRA: CAR RENTAL SHOW VOLTARÁ A TER A PRESENÇA DE LOCADORAS BRASILEIRAS | DIVULGAÇÃO Na Frente

10 VEÍCULOS PESADOS DO AGRO À INDÚSTRIA, A LOCAÇÃO DE PESADOS GANHA ESPAÇO | CRÉDITO: ADDIANTE OLHOS BEM ABERTOS PARA A LOCAÇÃO DE Capa

O SETOR DE LOCAÇÃO FOI RESPONSÁVEL por um a cada 10 emplacamentos de caminhões registrados em 2023, participação histórica que mostra o significativo ritmo de crescimento da gestão e da terceirização de frotas para transporte de cargas no país. No ano passado, foram registrados 97,6 mil emplacamentos de caminhões, dos quais 10,2 mil foram feitos por locadoras, ou 10,5% do total, segundo estatísticas apuradas pela ABLA a partir do banco de dados do Serpro. Houve, ainda, alta de 24,5% no total de emplacamentos de caminhões por locadoras, na comparação com as 8,1 mil unidades emplacadas em 2022. De acordo com dados do Ministério dos Transportes, há quase 4 milhões de caminhões circulando no Brasil. A alta na demanda por caminhões entre locadoras é estratégica também para as montadoras, que assim ganham novas oportunidades de aquecer suas vendas. Pelo lado das transportadoras, há a percepção de que a locação de pesados se torna cada vez mais um bom negócio. Uma pesquisa de 2022 realizada pela SAE Brasil apontou que mais de 40% dos empresários frotistas afirmaram não querer se preocupar com aquisição, documentação, manutenção e venda de caminhões. E 30% desses entrevistados já entenderam que terceirizar tende a proporcionar melhor fluxo de caixa e de capital. Simulações a partir da realidade brasileira apontam que a economia com a terceirização de frotas de pesados pode chegar a 30% do custo da operação, quando contabilizados fatores como menos tempo gasto com manutenção, mais segurança e monitoramento eficaz e eficiente, entre outros. ADDIANTE: EMPRESA PLANEJA EXPANSÃO DOS ATIVOS PARA SE MANTER COMPETITIVA | CRÉDITO: ADDIANTE Capa 11

12 LOCALIZA&CO: FOCO NOS DIFERENCIAIS DO SERVIÇO | CRÉDITO: LOCALIZA&CO SUSTENTABILIDADE A Localiza Empresas Pesados é uma das empresas do setor que está promovendo a expansão do portfólio nesse segmento. A marca já conta com mais de cinco mil veículos alugados entre caminhões de uso urbano, rodoviário e off road, para cerca de 200 clientes. O negócio busca destacar ainda a sustentabilidade do aluguel de pesados, ao contabilizar os caminhões em conformidade com os requisitos mais recentes do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve P7 e P8), equivalentes ao Euro 5 e 6, e que emitem entre 50% e 80% menos Gases do Efeito Estufa (GEE). O diretor de pesados da Localiza&Co, Marco Túlio, conta que a empresa aposta em diferenciais competitivos, tais como disponibilizar frota nova e moderna, junto a soluções tecnológicas e personalizadas. “Assim reduzimos o tempo parado para manutenção, gerando produtividade e rentabilidade ao cliente”, explica. Paralelamente, o monitoramento via telemetria promove eficiência operacional, na medida em que viabiliza o acompanhamento de diversos indicadores em tempo real e possibilita, por exemplo, readequações de rota e equipe. GAMA DE SERVIÇOS De olho nesse mercado, nasceu a Addiante Locação de Pesados, criada há pouco mais de um ano pela união da Randoncorp com a Gerdau. Com sede em Curitiba (PR), trabalha com oito opções para aluguel comercial, incluindo desde veículos com capacidade de até 3,5 toneladas a pesados para até 30 toneladas. Há, também, caminhões elétricos, a gás e utilitários. A Addiante tem expectativas de expandir a frota de ativos ao longo do ano e conquistar uma fatia maior de mercado, ao explorar a rede de 90 distribuidores da Randon como forma de estar próxima dos clientes. “Simulações entre terceirizar ou manter frota própria já mostram economias de até 30% na modalidade locação em relação ao ativo próprio, dinheiro esse que poderá passar a ser utilizado no core business do cliente”, argumenta o CEO da Addiante, Fábio Leite. “Com a terceirização é possível também oferecer uma ampla gama de serviços, incluindo gestão de combustível e pneus, manutenção preventiva, corretiva e soluções de rastreamento e monitoramento”. Capa

A MERCEDES-BENZ ANUNCIOU SUA ENTRADA NO MERCADO DE LOCAÇÃO NO BRASIL | CRÉDITO: MERCEDES-BENZ A montadora Mercedes- Benz é outra gigante de olho no mercado de pesados. O braço brasileiro da empresa alemã anunciou, no início de fevereiro, a criação da Daimler Truck Locações e Serviços para oferecer caminhões e ônibus destinados ao aluguel comercial. O novo negócio de locação tem previsão inicial de disponibilizar 100 unidades em três modelos de caminhões on road (Accelo, Atego e Actros) e oferecerá aluguel para contratos entre pessoas jurídicas a partir de três unidades, com prazos de 36, 48 e 60 meses. Além disso, inclui gerenciamento de frota, de documentação e de multas, planos de manutenção nas concessionárias da marca, com mão-de-obra especializada, peças genuínas e telemetria Fleetboard. O head de vendas e marketing da Daimler Truck, Maurício Bertolacini, projeta dobrar o número de veículos disponíveis e chegar a cerca de 200 unidades até o final de 2024. “Hoje, a locação é um mercado que corresponde a 2% da frota circulante de pesados no Brasil. Em países como Estados Unidos, esse número chega a 25% e, na Europa, o aluguel de caminhões já existe há mais de 30 anos”, compara. O CEO do Banco Mercedes- -Benz e da Daimler Truck, Hilke Janssen, acrescenta ainda que a empresa acredita no potencial do mercado brasileiro. “Temos a expertise da Daimler Truck Financial Services do mercado europeu, mas com adequações às exigências brasileiras e, sobretudo, às necessidades de nossos clientes no país”, completa Janssen. MONTADORA NO MERCADO Capa 13

O MÊS DE JANEIRO já registrou uma alta de 13,1% nas vendas de veículos no Brasil no comparativo com o mesmo período do ano anterior. E os emplacamentos chegaram ao acumulado de 162 mil unidades, com uma média diária de 7,6 mil ante 6,5 mil de um ano atrás. Conforme a Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), a elevação foi impulsionada pelos automóveis e comerciais leves, porém, com destaque para modelos importados. Houve ainda um recorde de participação de modelos híbridos e elétricos, com 7,9% de todos os autoveículos licenciados em janeiro. A Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores) também tem se mantido otimista. Para o presidente da entidade, José Maurício Andreta Júnior, há uma tendência de melhora do crédito em meio ao início do ciclo de redução da taxa de juros. Em janeiro, o Copom (Comitê de Política Monetária) do Banco Central reduziu a Selic de 11,75% para 11,25%. Foi a quinta diminuição consecutiva e deve haver um estímulo sobre o consumo. “Com a ligeira melhora na inadimplência, no último trimestre de 2023, percebemos que houve maior disponibilização de crédito por parte das instituições financeiras e isso foi captado pelo mercado”. FIQUE LIGADO! ALTA DE 13,1% É o que foi verificado em janeiro de 2024 no mercado de venda de veículos no Brasil, quando comparado ao mesmo mês do ano anterior. 162 MIL UNIDADES Foi o total de emplacamentos registrado no mês de janeiro. 7,9% DE PARTICIPAÇÃO É o percentual recorde de modelos híbridos e elétricos dentro do total de emplacamentos. R$ 100 MILHÕES É o montante de investimentos no mercado brasileiro de veículos que o governo federal quer alcançar. PROGRAMA MOVER Criado no final de 2023 por meio da MP 1.205, busca incentivar a descarbonização dos veículos. ANO PROMISSOR PARA LOCADORAS COMPRAREM CARROS? MAIS VEÍCULOS: ANFAVEA E FENABRAVE REGISTRARAM ALTA NAS VENDAS NO COMEÇO DO ANO Mercado 14

conquıst Com o Bradesco, eu Crédito com agilidade na contratação: sua frota cresce, e o fluxo de clientes também. Central de Relacionamento Bradesco Financiamentos: 4004-4433 (capitais e regiões metropolitanas) e 0800 722 4433 (demais localidades). SAC: 0800 727 9977 e 0800 722 0099 (deficiência auditiva ou de fala). Ouvidoria: 0800 727 9933.

16 QUANDO UM CLIENTE PENSA em alugar um carro, logo vem em mente o desejo de ter uma experiência que não deixe nada a desejar. Existe sim a expectativa de uma experiência de excelência pelos clientes. Você já parou para imaginar o estrago que pode ser feito diante de uma frustração dessa expectativa? Por exemplo: reservar um carro e na hora da retirada não ter o carro desejado e ainda ser mal atendido no balcão? Daí a importância de monitorar toda jornada do cliente, desde a reserva, retirada e devolução do veículo, com a pesquisa de satisfação. É a pesquisa de satisfação que estabelece um canal de relacionamento fundamental e estratégico com os consumidores, além de proporcionar a oportunidade de utilizar os feedbacks (notas e comentários) recebidos para corrigir erros e desvios. Possuir indicadores estratégicos da experiência do consumidor é fundamental para retenção e fidelização, bem como para implementar uma cultura interna centrada no cliente. A pesquisa deve ser um processo contínuo, podendo ser implementada em diversos pontos da jornada do consumidor. O processo de ouvir o cliente deve ser incessante, a fim de garantir a sustentabilidade do seu negócio. Não é preciso um questionário longo para obter os indicadores estratégicos da gestão da experiência do consumidor. Com no máximo duas perguntas, já é possível obter os dois principais indicadores, que são o NPS e o CSAT. Entre eles, o Net Promoter Score (NPS) é o mais importante. O NPS tem o objetivo de mensurar o grau de lealdade dos clientes, conseguindo apurar, numa escala de 0 a 10, se o pesquisado indicaria a empresa. Isto é fundamental para elaborar estratégias de fidelização. Já o CSAT apura a satisfação de modo geral. EXPERIÊNCIA DO CLIENTE: ENTENDA O QUE É E COMO MELHORAR! WEBSTER BARBOSA É CEO DA WEBLI CX Transforme clientes em promotores e melhore o faturamento Os clientes promotores influenciam de forma positiva e espontânea a sua empresa. São os melhores vendedores da sua marca. O nível de satisfação e engajamento é tão forte que eles divulgam naturalmente a sua empresa para amigos e familiares. As situações positivas aliadas ao bom atendimento criam os promotores. Conquistar um novo consumidor custa caro e demanda muito tempo. Já para perder um cliente, basta uma experiência ruim. Lembre-se que, antes de comprar um produto ou serviço, os consumidores pesquisam a reputação das empresas e questionam quem já viveu alguma experiência com elas. Comentários negativos afastam e dificultam o processo de venda. Nesse contexto é enfatizada a importância dos promotores, que fazem comentários positivos vitais para conversão de novas vendas. Serviços

Serviços 17 É necessário estar atento a toda a jornada do cliente na compra e no pós-vendas. Insatisfações e problemas mal resolvidos distanciam os clientes da sua empresa! O bom atendimento na sua locadora Possuir uma equipe bem treinada e canais de fácil acesso e funcionais são os grandes diferenciais para um bom atendimento. Lembre-se que é muito difícil reverter uma insatisfação gerada por um atendimento ruim. Tenha um SAC personalizado e humanizado! Pós-venda pode ser o seu principal diferencial O pós-vendas é uma grande ferramenta de fidelização e lealdade. Conquistar um novo cliente pode custar até cinco vezes mais do que manter um da sua base. Possuir canais simples e funcionais de atendimento para resolver os problemas é fundamental para a satisfação. É preciso também monitorar diariamente as plataformas de reclamações, redes sociais e comentários no Google. Independentemente de onde vier a reclamação do cliente é necessário avaliar e dar retorno. Lembre-se: respostas automáticas costumam piorar a situação. Importância de implementar um sistema de feedbacks dos clientes A plataforma da Webli, por meio de uma Pesquisa de Satisfação, tem o objetivo de mensurar o grau de lealdade dos clientes, conseguindo apurar, numa escala de 0 a 10, se o pesquisado indicaria a empresa. Por meio do recurso, é possível descobrir se o consumidor é promotor, neutro ou detrator da empresa, o que é fundamental para elaborar estratégias de fidelização. Já o CSAT apura a satisfação de modo geral. Toda a interação é feita digitalmente, por e-mail, SMS e WhatsApp. Inteligência artificial na Experiência do Cliente A inteligência artificial é uma grande aliada para ajudar as locadoras a melhorarem a experiência dos clientes, além da possibilidade de analisar os indicadores sem a necessidade de ter um especialista em CX, fornece em tempo real insights valiosos dos feedbacks dos clientes. Conclusão Uma pesquisa de satisfação de clientes bem executada é uma ferramenta valiosa para orientar decisões de negócios e promover a lealdade do cliente. Ao seguir esses passos, você estará no caminho certo para obter insights significativos que impulsionarão o sucesso a longo prazo de sua empresa. ERROS MAIS COMUNS NO PÓS-VENDA Ausência de Pós-vendas Evitar contato com medo do cliente reclamar Tentar dar um jeitinho superficial na solução de um problema Ligar para o cliente oferendo produto, sem antes perguntar da satisfação dele com o que comprou Não fazer a pesquisa de satisfação Desprezar as reclamações nas redes sociais e canais específicos, como SAC Achar que o cliente será vencido pelo cansaço, ou seja, de tanto reclamar irá desistir Não treinar a equipe de atendimento Não ser transparente Faltar com clareza nas respostas Não falar a “língua” do cliente. CAUSAS DE PERDA DE CLIENTES NO PÓS-VENDA Inexistência de ferramenta de controle Falta da pesquisa de satisfação Não monitorar os comentários das redes sociais Demora nos retornos Dificuldade de contato Falta de transparência Julgar que o cliente está satisfeito

18 PARA QUEM ENFRENTA O DESAFIO DE GERENCIAR frotas de veículos, sejam elas grandes ou pequenas, o Serpro tem uma solução adequada para ajudá-lo: trata-se do e-Frotas, sistema de gestão de frotas de veículos desenvolvido para a Senatran e disponível para pessoas jurídicas. Com ele, é possível, de forma centralizada e em tempo real, conseguir diversos tipos de informações sobre os veículos de uma empresa. O e-Frotas permite que a organização proprietária possa receber notificações em tempo real sobre infrações e eventos relacionados a veículos. Mas desde fevereiro de 2024 os usuários do e-Frotas podem desfrutar de uma série de novas funcionalidades. A principal delas é o aviso de recall, tanto para que o proprietário saiba que seu veículo precisa fazer uma parada técnica como de que ela foi efetuada com sucesso. Além disso, é possível contar agora com 25 novos tipos de notificação para eventos de atualização de infrações realizados no Sistema Nacional de Infrações (RENAINF). Antes, era possível receber notificações de autuação e penalidade de infrações cometidas pelo veículo, ou seu condutor. E-FROTAS É ALTERNATIVA PARA GESTÃO DE FROTAS DE VEÍCULOS SISTEMA DESENVOLVIDO PELO SERPRO É SOLUÇÃO PARA EMPRESAS QUE DESEJAM GERENCIAR SEUS VEÍCULOS, E AGORA COM NOVIDADES Publieditorial Agora, são notificadas também alterações ocorridas nestas infrações, como por exemplo cancelamento, alteração de valor, deferimento de recurso e pagamento da infração, entre outros eventos que são comunicados ao responsável. A solução também oferece consultas por CNPJ e placa, confirmação de propriedade, roubo ou furto e restrições judiciais. E quem contratar tem a certeza de que se trata de informações legítimas e fidedignas, uma vez que elas são provenientes da própria base de dados da Senatran. Desta forma, também são minimizadas as buscas constantes no próprio e-frotas ou em outros sistemas, tendo em vista que tudo é atualizado em tempo real, quando as informações são registradas nos sistemas nacionais de veículos e infrações, bases que são consumidas pelo e-Frotas. Para ver o passo-a-passo da contratação do e-Frotas, basta acessar a loja do Serpro: loja.serpro.gov.br/efrotas. Lá, é possível encontrar informações como o custo e forma de faturamento dos serviços, bem como contatar a equipe de negócios responsável pelo produto.

19 Conheça todos os benefícios, acesse: loja.serpro.gov.br/efrotas A MELHOR SOLUÇÃO DE GESTÃO PARA PEQUENOS, MÉDIOS E GRANDES FROTISTAS. e-Frotas amplia sistema de notificação em tempo real incluindo alertas de recall e de alterações nas infrações de trânsito. São mais de 25 tipos de notificação diretamente dos sistemas da Senatran para o sistema do usuário. Seja notificado em tempo real sobre recall e diversos outros eventos dos veículos da sua frota

20 TURISMO RODOVIÁRIO É OPORTUNIDADE PARA LOCAÇÃO ALTA NOS PREÇOS DAS PASSAGENS AÉREAS PUXA A DEMANDA POR VIAGENS TERRESTRES E DEVE GERAR MAIOR MOVIMENTO DE RAC EM DESTINOS TURÍSTICOS Aluguel Diário

A ALTA NOS PREÇOS DAS PASSAGENS aéreas tende a fazer com que mais turistas busquem viagens rodoviárias em 2024. A expectativa da Associação Brasileira de Empresas de Transporte Terrestre de Passageiros (ABRATI) é de crescimento na movimentação em relação a 2023, o que embute mais oportunidades também para as locadoras de veículos que se dedicam ao aluguel diário (RAC). O movimento das viagens rodoviárias já vinha em alta e foi 25% maior durante todo o ano passado na comparação com 2022, conforme dados da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). O impacto no bolso dos viajantes que optavam pela rapidez da viagem aérea ajuda a explicar a tendência, com inflação sobre as passagens de 47,24% em 2023 na comparação com 2022, segundo o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). A alta afastou o consumidor de classe média dos aeroportos. O diretor regional da ABLA no Rio de Janeiro e diretor executivo da Veloci Locadora, Daniel Bittencourt, afirma que o setor tem a expectativa de aumento de fluxo para o RAC nos próximos meses. “Não é cultural do brasileiro alugar carro para viagens, mas é comum alugar ao chegar ao destino. Acredito que LOCAÇÃO DE MOTOCICLETAS PEGA CARONA NA TENDÊNCIA MOTOCICLETAS Daniel Bittencourt, diretor regional da ABLA no Rio de Janeiro, também lembra que as opções de veículos para locação estão cada vez mais diversificadas, como a locação de motocicletas com foco na experiência de pegar a estrada em duas rodas. Boa parte das cidades brasileiras já conta com serviços de locação de motocicletas, tanto de baixas quanto de altas cilindradas, que são mais apropriadas para distâncias mais longas. A locação de motocicletas é mais comum na Europa e nos Estados Unidos. “No Brasil, a novidade é que começam a aparecer empresas bem consolidadas e que trabalham exclusivamente com esse tipo de locação”, completa Bittencourt. De acordo com os mais recentes dados do setor levantados para o Anuário Brasileiro do Setor de Locação, a frota de motos nas locadoras subiu de 43,2 mil motos no fim de 2022 para 77,6 mil ao final de 2023, um crescimento de 79,5%. é uma questão cultural que está em evolução, principalmente pelos diversos tipos de locação que têm surgido”, diz Bittencourt. O diretor da ABLA avalia que há muito espaço para crescer na modalidade RAC. Para aproveitar as oportunidades, as locadoras têm buscado novas soluções. “No passado, o RAC era basicamente concentrado em aeroportos”, lembra. “Poucos eram em bairros, mas hoje em dia há uma proliferação de empresas pelo estado porque o foco não é apenas turístico”, acrescenta Bittencourt. Ele cita ainda a gestão de frotas e a terceirização como grandes geradores de receita no mercado local. Aluguel Diário 21

22 EM UM ANO DE ESCASSEZ DE FOLGAS em dias úteis, um dos feriados mais esperados do ano ganhará destaque especial. Corpus Chisti cai sempre em uma quinta-feira e em 2024 será em 30 de maio. CORPUS CHRISTI FERIADÃO PARA CURTIR COM UM CARRO ALUGADO LOCADORAS DEVEM FICAR ATENTAS À DATA, COMEMORADA ESTE ANO EM 30 DE MAIO, NA MEDIDA EM QUE SERÁ UMA DAS POUCAS FOLGAS PROLONGADAS EM 2024 A expectativa é que mais gente aproveite esse feriadão e saia para as estradas, criando oportunidades de negócio para as locadoras. Confira alguns destinos que costumam estar em alta no período! 1 Brasil Viagem

1 | PRAIAS DO NORDESTE Com calor mesmo durante os meses de outono e inverno, as praias estão entre os destinos preferidos do brasileiro para um feriado no fim de maio. João Pessoa (PB) e Porto Seguro (BA, na foto) deverão estar entre as mais procuradas. 2 | APARECIDA (SP) A cidade onde fica o Santuário Nacional de Aparecida atrai milhões de católicos todos os anos, que viajam para pagar promessas ou em busca de graças de Nossa Senhora Aparecida. 3 | JUAZEIRO DO NORTE (CE) A cidade recebe devotos que participam da peregrinação dedicada ao Padre Cícero e atrai fiéis em vários feriados religiosos. 4 | TRINDADE (GO) A cidade a 30 minutos da capital Goiânia recebe cerca de 2,5 milhões de fiéis todos os anos, que visitam principalmente o Santuário Basílica do Divino Pai Eterno. 5 | OURO PRETO (MG) Uma cidade repleta de igrejas históricas, arte sacra e peças em ouro é uma ótima pedida para um feriado santo. Ainda é possível passear pela região, aproveitar a deliciosa culinária e conhecer mais sobre a história da Inconfidência Mineira. 6 | GRAMADO E CANELA (RS) Outono é uma ótima estação para visitar a serra gaúcha, principalmente as cidades turísticas de Gramado e Canela. Vale levar trajes mais quentes e aproveitar as opções gastronômicas. 2 3 4 5 6 23 Brasil Viagem

24 MAIS ROBUSTA E COM JEITÃO DE SUV ESTÁ CHEGANDO AO MERCADO de automóveis brasileiro a Chevrolet Spin 2025, lançada logo após uma ação de merchandising no reality show Big Brother Brasil, da TV Globo. O veículo aposta em uma frente ao estilo dos SUVs da GM e um “bigode” cromado na traseira. As locadoras que investirem na compra da nova minivan da GM irão se deparar com diversas mudanças na comparação com o modelo antigo. Há agora um novo para-choque traseiro com refletores instalados na vertical e uma régua que chama a atenção sobre a placa. As versões mais caras contarão com uma barra cromada. Entretanto, todos os novos modelos terão molduras pretas nas caixas de roda e as saias sem pintura. Com relação à dianteira da Spin, ela está maior e semelhante à da Tracker. É bem mais robusta no comparativo com a Spin antiga. A Spin 2025 conta também com novos equipamentos de segurança, a exemplo da frenagem de emergência e airbags laterais e de cortina. Na parte externa, vale destacar as novas entradas de ar nas extremidades do para-choque e capô. Já na interna, chama a atenção o quadro digital de instrumentos, com uma demonstração da nova geração da central multimídia MyLink. É o primeiro Chevrolet nacional que conta com esse quesito. Além do myChevrolet app, o veículo conta com a atualização remota de sistemas eletrônicos do veículo por meio do OnStar com Wi-Fi nativo. CHEVROLET SPIN 2025 CHEGA AO MERCADO NO FINAL DE MARÇO LOGO APÓS AÇÃO NO BIG BROTHER BRASIL A NOVA SPIN CHEGA ÀS LOJAS – E LOCADORAS – APÓS MERCHANDISING GLOBAL | CRÉDITOS: DIVULGAÇÃO GM A MINIVAN DA GM RENOVOU O VISUAL | CRÉDITOS: DIVULGAÇÃO GM Por Dentro

ANDRÉ CAMPOS É CEO DA FOR YOU FLEET ASSINATURA X NANOLOCAÇÃO Por André Campos cias para economizar ou testar um modelo antes de adquiri-lo. E, além da assinatura, uma tendência que está em alta no universo da mobilidade é a nanolocação. Embora o assunto esteja cada vez mais em alta, o que percebo é que muitas pessoas têm dúvidas em relação ao diferencial entre a nanolocação e a assinatura. A principal diferença está na funcionalidade. Enquanto a nanolocação diz respeito à locação por algumas horas ou determinado trajeto, a assinatura de carros é feita por contrato e pode ser utilizada tanto para uso pessoal quanto empresarial, que é a chamada terceirização de frotas. Quem opta pela nanolocação escolhe um veículo por meio de aplicativo e, após utilizá-lo, SÓ NO ANO PASSADO, mais de 160 mil veículos foram alugados pelo modelo de assinatura. Isso revela o quanto o segmento está se tornando forte no Brasil, à medida que a população investe mais em mobilidade. Como empresário do ramo, acredito que as novidades do mercado automotivo surgem conforme o comportamento do público, que tem mudado o olhar com relação aos veículos. Antigamente, todos queriam ter carro por conta daquele sentimento de posse. Hoje, grande parte não vê mais o carro como um bem, mas sim como serviço. Sendo assim, não importa se o veículo é próprio ou alugado, o que importa é a mobilidade. Mas, sabemos que ao assinar um carro o usuário pode contar com as facilidades e experiênestaciona em algum ponto estabelecido pela ferramenta. Geralmente, o seguro está incluso na contratação do serviço. No caso da assinatura, o processo é mais amplo, já que o contrato pode durar até 48 meses e inclui serviços personalizados. Além disso, ao final do contrato, o cliente pode renovar a assinatura e escolher outro modelo. No meu ponto de vista, a assinatura é mais vantajosa, pois a manutenção custa menos do que ter o próprio veículo. Na assinatura estão inclusos o IPVA, todas as taxas, opção da gestão de multas, revisões e veículos reservas, caso seja necessário. Além disso, há a possibilidade de reforçar a segurança por meio da telemetria e blindagem, que são diferenciais entre algumas locadoras. Fim de Papo 25

A ABLA já está aplicando sua nova logo, que aproveitou características originais do tradicional triângulo amarelo, assim como modernizou as logomarcas da ABLA ONE e da UNIABLA. As novas identidades visuais chegaram muito alinhadas ao universo digital e remetem a ABLA, a ABLA ONE e a UNIABLA ao dinamismo do nosso setor!

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