Revista Jatobá | 01

Jatobá Revista 2023 | 01 Prêmio Jatobá PR começa a estruturar a Comissão de Julgamento © mauro halpern

2 REVISTA JATOBÁ 2023 Jatobá, patrimônio brasileiro, no Parque da Luz, na cidade de São Paulo. © mauro halpern/Wikipedia CC BY 2.0 A Revista Jatobá é uma produção do GECOM – Grupo Empresarial de Comunicação. Editor: Eduardo Ribeiro; Design e Diagramação: Ponto & Letra; Conselho Deliberativo: Célia Radzvilaviez, Eduardo Ribeiro, Marco Anronio Rossi, Hélio Garcia e Thales Toffoli. Informações: Clara Francisco (clarafrancisco@megabrasil.com.br). Conteúdo pode ser reproduzido livremente mediante citação da fonte.

3 REVISTA JATOBÁ 2023 Júri será formado por professores e profissionais do mercado, com maioria feminina. Cada membro julgará até 20 trabalhos e cada trabalho será analisado por quatro jurados Prêmio Jatobá 2023 O Júri A Comissão de Julgamento da edição 2023 do Prêmio Jatobá PR já tem confirmadas as presenças de 55 jurados, entre professores, executivos de comunicação corporativa, dirigentes e executivos de grandes agências e agências-butique e outros profissionais do mercado com comprovada experiência e reconhecida trajetória na atividade. A presença feminina, como acontece no próprio mercado, é majoritária, com 32 mulheres e 23 homens.

4 REVISTA JATOBÁ 2023 Renovação tem sido a tônica do Júri do Jatobá PR “Buscamos formar um júri”, diz Eduardo Ribeiro, diretor do GECOM – Grupo Empresarial de Comunicação, mantenedor e organizador da premiação, “plural, eclético, diverso e equilibrado, capaz de aportar ao julgamento os diferentes olhares que são típicos da própria comunicação corporativa. E isso, sem abrir mão da renovação, uma das características do Jatobá que tem por objetivo proporcionar que novos profissionais tenham a experiência de ser jurado do mais importante prêmio de PR da América Latina e de mergulhar no âmago da premiação e dos cases apresentados”.

5 REVISTA JATOBÁ 2023 No Jatobá PR, os jurados analisam no máximo 20 cases Outra peculiaridade do prêmio, conforme ressalta Helio Garcia, também diretor do GECOM, é com a qualidade do julgamento, sempre uma preocupação quando se trata de um trabalho voluntário requisitado a profissionais com complexas e concorridas agendas: “Desde a primeira edição, fizemos a opção de ter um número maior de jurados, para não sobrecarregar os profissionais e professores, que já tem muitos afazeres no dia a dia. Por isso, no caso do Jatobá, cada jurado analisará um máximo de 20 trabalhos. E se as inscrições, que ainda estão abertas, avolumarem-se nós ampliaremos o número de jurados, de modo a manter esse limite”.

6 REVISTA JATOBÁ 2023 Outra iniciativa que merece registro é o número de avaliações de cada case, como explica Célia Radzvilaviez, que também integra a diretoria do GECOM: “Quando concebemos o Prêmio Jatobá PR e detalhamos o Regulamento, fizemos a opção para que cada case fosse avaliado por jurados de origem profissional diferente, mas sempre dentro da comunicação, e recebesse quatro notas, sendo a menor delas eliminada. E por que, isso? Para que um trabalho não venha a perder a chance de se classificar e vencer a premiação por causa de uma única nota. Esse é um diferencial importante do Jatobá, porque efetivamente garante a competitividade de todos os trabalhos inscritos”. Cada case recebe quatro notas; a menor é desconsiderada

7 REVISTA JATOBÁ 2023 Ainda na questão do julgamento, há outro detalhe relevante e decisivo na confiabilidade da premiação. Quem explica é o também diretor do GECOM, Thales Toffoli: “Como valorizamos a presença dos profissionais e executivos do mercado na composição do júri, sabíamos que isso poderia gerar algum grau de conflito nos julgamentos, em especial no caso de jurados que tivessem de analisar cases de concorrentes ou mesmo cases da própria empresa em que trabalham ou do qual tenham tido algum grau de participação. Por essa razão decidimos que jurado de grande agência não julga cases de grande agência; jurados de agências-butique, do mesmo modo, não julgam cases de agênciasbutique; e aos jurados das organizações empresariais e públicas são direcionados cases das agências (grandes e butiques), sendo imprescindível que não haja relações comerciais entre o jurado e a agência, cujo case esteja sendo julgado. Se mesmo com esses cuidados acontecer de haver algum caso em que surja o conflito de interesse, a organização promove a troca do case ou desconsidera aquela avaliação. Conflito de interesse? No Jatobá essa é uma preocupação permanente

8 REVISTA JATOBÁ 2023 As inscrições continuam abertas

9 REVISTA JATOBÁ 2023 São 31 categorias... ...e 12 premiações especiais Importante ressaltar que as inscrições à edição 2023 do Prêmio Jatobá PR continuam abertas e poderão ser realizadas até o próximo dia 30 de setembro, no site da premiação NESSE LINK. O prêmio é composto de 31 categorias, dez delas para Organizações Empresariais e Públicas, dez para Grandes Agências e dez (as mesmas das grandes) para as Agências-Butique, além de uma categoria Internacional, aberta a todos os interessados. Além dessas categorias (ver a seguir), o Prêmio Jatobá PR conta ainda com 12 premiações especiais, 11 delas para os destaques principais, a saber: Cases Regionais do Ano para as regiões Norte, Nordeste, CentroOeste, Sudeste e Sul; Cases do Ano para as verticais de Organizações Empresariais e Públicas, Grandes Agências e Agências-Butique; e Organizações do Ano, também nas três verticais citadas anteriormente. E uma, que a partir deste ano, ganhou o nome de Prêmio Especial Decio Paes Manso de Contribuição à Comunicação Corporativa, em homenagem a um dos fundadores e idealizadores do GECOM e do Jatobá PR, falecido no início do ano. Esse prêmio este ano já tem destinação: será entregue à Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje), entidade que tem sido um dos grandes alicerces da comunicação corporativa no Brasil.

10 REVISTA JATOBÁ 2023 Grande Agência e Agência-butique */** 01/11. Assessoria de imprensa / relacionamento com a mídia 02/12. Campanha de comunicação 03/13. Comunicação integrada 04/14. Comunicação digital 05/15. Comunicação interna 06/16. Evento de comunicação 07/17. Mídia corporativa 08/18. Pesquisa de comunicação 09/19. Projeto especial 10/20. Relacionamento com influenciadores Organizações empresariais e públicas 21. Campanha institucional / Utilidade pública 22. Causa e propósito 23. Comunicação com comunidade 24. Diversidade e inclusão 25. ESG (Environmental, Social and Governance) 26. Experiência de marca 27. KPIs de comunicação / Demonstração de resultados 28. Mídia editorial própria 29. Projeto especial 30. Relatório de sustentabilidade Categoria internacional 31. PR Internacional *** * Primeiro número corresponde a Grande Agência (1, 2, 3 4, 5, 6, 7, 8, 9 e 10) ** Segundo número à Agência-Butique (11, 12, 13, 14, 15, 16, 17, 18, 19 e 20) *** Única categoria na qual serão inscritos os cases internacionais de qualquer das três verticais da premiação. As 31 categorias

11 REVISTA JATOBÁ 2023 A Comissão de Julgamento A seguir, o time até agora escalado para atuar no julgamento da edição 2023 do Prêmio Jatobá PR. Um time talentoso, experiente e que está preparado para avaliar os trabalhos inscritos. Para conhecer o perfil completo de cada um deles, basta clicar nos nomes, pois o link está direcionado para as respectivas páginas no LinkedIn.

12 REVISTA JATOBÁ 2023 Adhemar Altieri (MediaLink) Alexandre Freeland (InPress Porter Novelli) Ana Paula Sartor (Edelman) Carlise Nascimento Borges (Fapcom) Carlos Henrique Carvalho (Temple/Consultor) Carolina Terra (USP e Cásper) Cecilia Seabra (UERJ) Christianne Hato (CDI) A Comissão de Julgamento

13 REVISTA JATOBÁ 2023 Cíntia Liesenberg (PUC Campinas) Claudia David (Sodexo) Claudio Sá (Conteúdo) Cristiane Santos Blanch (Pfizer) Deborah Jacob (Macob) Denise Carvalho (Agência Blue Chip) Desiree Hamuche (Fresh PR) Edson Giusti (Giusti Creative) A Comissão de Julgamento

14 REVISTA JATOBÁ 2023 A Comissão de Julgamento Eduardo Pedro Silva (EDP) Estevam Pereira (Grupo Report) Fabiana A. Costa (Ferrero) Fabiana Macedo (Punto Comunicacao) Fabrizio Leonardo (Weber Shandwick) Fernanda Amorim (RPMA) Fernanda Lara (I’Max) Fernando Pesciotta (Fatos&Dados)

15 REVISTA JATOBÁ 2023 A Comissão de Julgamento Flávia Caldeira (LLYC) Flávio Chantre (Fundação Renova) Gabriela Forlin (FSB) João Paulo Carvalho (OEC-Eng) Leandra Peres (B3) Leila Gasparindo (Trama Reputale) Leonardo Stavale (BCW Brasil) Leticia Lyra (Talquimy)

16 REVISTA JATOBÁ 2023 A Comissão de Julgamento Ligia Maia Vannucci (Goodyear) Lorena Nogaroli (Central Press) Lucas Lima (Midiaria.com) Luciana Machado (Cummins) Manoel Marcondes Neto (Observatório da Comunicação Institucional) Marcel Dellabarba (Samsung) Marcos Brito (VW Caminhões) Marcus Vinicius Bomfim (PUC-Minas e FIB - Faculdades Integradas de Bauru)

17 REVISTA JATOBÁ 2023 A Comissão de Julgamento Maria Fernanda Lopes Almeida (Incanto) Mariana Rosa (Hotmart) Marilisa Bertolin (Ellus – Comunicação e Cultura) Patricia Kluppel (Consultora) Paula Barros (Fecap) Paulo Sampaio (Itaú Unibanco) Raul Viana (Consultor) Renato Acciarto (Consultor)

18 REVISTA JATOBÁ 2023 A Comissão de Julgamento Ricardo Bonatelli (Pub/Newscom) Ricardo Torreglosa (Prospectiva) Sérgio Bourroul (Consultor) Tathiane Barbieri (CDN) Tatiana Americano (Ideal) Thiago Massari (Bayer) Vânia Gracio (Sing Comunicação)

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