Anuário da COMUNICAÇÃO CORPORATIVA | 2020

126 Covid-19: o PR no centro das decisões corporativas E screvo este texto no meio da quarentena impos- ta pela pandemia global da Covid-19. Ao me depa- rar com o tema do Anuário de 2020, Tendências e Transformações, só consigo pensar que não imaginava viver nada tão radical em tão pouco tempo, nem viven- ciar uma crise dessa magnitude na minha geração. So- mos testemunhas vivas da maior transformação pela qual o mundo já passou. Como eu, imagino que todos os profissionais de comunica- ção estejam refletindo sobre as consequências dessa crise no nosso setor, nos negócios e no mundo, e que papel fundamen- tal tem a comunicação durante e pós-pandemia. Muitas perguntas, poucas respostas. A única certeza: não ha- verá retomada sem comunicação no início, nomeio e ao final de qualquer estratégia. O isolamento social alçou o PR, as relações públicas, ao centro das decisões de corporações e governos. Não importa o que a empresa produz ou vende, importa o que ela tem a contribuir para a sociedade, o legado que vai deixar. A pergunta que os CEOs devem se fazer é: como suas empresas serão lembradas quando tudo isso passar – pelo que fizeram ou pelo que deixaram de fazer. Isso é construção de reputação, é o propó- sito colocado em prática. E vale muito dinheiro. Ser- ve também para os gover - nantes, que serão lembra- dos pelo que fizeram ou deixaram de fazer. Isso vale uma carreira política. Nós, profissionais de comunicação, temos papel fundamental nes - se momento. Somos os guardiões da reputação das corporações e suas marcas e um pilar funda - mental da retomada da própria vida em socieda - de e da atividade econô - mica. Como viver a transformação de tudo que fazemos diante desse gigantesco desafio? Colocando em prática a essência do que professamos: explorar o espírito críti- co e consultivo aliado à criatividade e inovação. Somos os profissionais que sabem “ler” a sociedade, analisar os cenários, discernir se uma decisão responde aos an- seios da população ou é uma estratégia inapropriada. Somos os criativos que sabem encontrar soluções sim- ples, verdadeiras e “pé no chão” para nossos clientes relacionarem-se com seus stakeholders . Algumas mudanças já são perceptíveis: a volta da valorização do jornalismo de qualidade; a curadoria de conteúdo relevante e a confiabilidade das fontes de informação; a tecnologia possibilitando a conexão en- tre as pessoas e uma profusão de conhecimento sen - do compartilhado loucamente. Milhões de lives , news- letters , treinamentos online. Marcas posicionando-se como plataformas de conteúdo e conquistando milha- res de consumidores para seus webinars , todos em busca de informação fresca, analítica e atraídos por palestrantes an- tes inacessíveis. Mas acredito que a maior transformação de comu - nicação aconteceu, e continuará a acontecer, dentro das empresas. Nada será como antes. Os espaços não serão mais tão relevantes para comunicar a cultura organizacional, e sim como as pessoas passaram a se relacionar com a empresa enquanto estiveram em iso - lamento. Os empregados puderam avaliar se os valo- res da empresa foram colocados em prática na forma como os líderes agiram e se comunicaram. Como a co- municação ajudou a manter a união entre as equipes? Como a empresa prote - geu a saúde dos funcio- nários? Quão socialmente responsável atuou, como acolheu seus funcioná - rios, familiares e comu- nidades afetadas pelos negócios, como cuidou da rede de fornecedores? Todas essas questões te- rão peso muito maior no “novo normal” do clima das empresas, serão es- senciais para atração e retenção dos talentos, atratividade de investi - mentos, valorização da reputação como empresa cidadã. Diante desse cenário tão desafiador, tenho motivos para vislumbrar um futuro promissor para a comunicação corporativa. Chegou a nossa hora – pro- pósito, reputação, empatia, palavras que já habitavamo nosso vocabulário, estão materializadas nas ações das marcas durante a pandemia. Empresários e executivos conscientes perceberam que boa reputação e propósi - to claro são a estrada que os levarão com sucesso ao outro lado dessa crise. E nós, agências de comunicação, somos os consultores que os ajudarão a caminhar por essa estrada. Kiki Moretti Fundadora e CEO do Grupo In Press

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