Anuário da COMUNICAÇÃO CORPORATIVA | 2020

4 Eduardo Ribeiro A presente edição começou a ser produzida algumas semanas antes do início da crise da pandemia da Covid-19 e estendeu-se por ela até ser finalizado. Diante do cavalo de pau que o novo coronavírus provocou em todas as atividades, o principal prejuízo para a publicação foi a impossibilidade do lançamento físico da edição em papel, no prazo inicialmente previsto, 26 de maio, na abertura do 23º Congresso Mega Brasil de Comunicação, Inovação e Estratégias Corporativas. Com a proibição de eventos públicos e nenhuma perspectiva de quando voltariam a ser autorizados, a opção foi fazer um lançamento virtual da edição digital, em pdf, e por distribuí-la inicialmente por meio eletrônico, via e-mail para aproximadamente 100 mil jornalistas e profissionais de comunicação corporativa de todo o Brasil. Também foi importante observar o antes e o depois da crise, nas 182 respostas obtidas na Pesquisa Mega Brasil com Agências de Comunicação, que mostraram, claramente, que a pandemia chegou como um divisor de águas, entre esperança de dias melhores e certeza de dias piores. Isso nos obrigou a uma ação complementar, de grande relevância: realizar um segundo estudo, por meio de uma pesquisa- termômetro, para analisar os efeitos reais da crise nos negócios, que obteve a adesão de 161 agências. Com isso, o Anuário apresenta, este ano, um diagnóstico ainda mais completo do segmento, num trabalho minucioso e de alta envergadura do Instituto Corda – Rede de Projetos e Pesquisa, que nos acompanha desde que esse Anuário ganhou vida. Outra faceta, em meio à pandemia, foi realizar a primeira Pesquisa Mega Brasil com as Áreas de Comunicação das Empresas, com o objetivo de mapear, de forma inédita, o tamanho e a tendência dos investimentos do setor empresarial em comunicação corporativa. Ela nasce de forma consistente com o apoio de 61 empresas de praticamente todos os principais setores da economia, permitindo uma leitura que, embora embrionária, aponta caminhos e permite um maior empoderamento dos executivos nos planejamentos e estudos a cerca dos investimentos na atividade. Inauguramos também, nesta edição, o caderno Tendências e Transformações, com

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