Anuário da COMUNICAÇÃO CORPORATIVA | 2020

5 Eduardo Ribeiro é publisher do Anuário da Comunicação Corporativa artigos de líderes da atividade sobre o cenário atual e as perspectivas para a atividade no pós- pandemia. A edição contempla ainda duas grandes reportagens, que mergulharam respectivamente nos universos das agências de comunicação e das áreas de comunicação corporativa do setor empresarial. O grande mote das agências de comunicação foi o difícil dilema entre o retrovisor e o farol, tendo em vista que o setor chegou finalmente ao seu terceiro bilhão de reais em faturamento anual, mas logo no início do novo percurso levou uma trombada da pandemia, que certamente o fará dar alguns passos atrás em 2020. A expectativa é que o conserto não demore muito e o prejuízo diminua no decorrer dos meses. Já para as empresas, depois que o próprio Jornal Nacional, da TV Globo, abriu espaço para mostrar marcas em ações positivas, de forma explícita, o grande acontecimento é o que diz a chamada de capa desta edição: o (re) descobrimento da solidariedade. Nunca se viu empresas de tantos setores, dos mais variados portes, de diferentes regiões geográficas, unidas em torno de contribuir com a minoração da crise. Mas seria esse um movimento apenas episódico, sem continuidade no pós-pandemia, ou estamos de fato diante de um fenômeno que veio para ficar, onde a fobia por ganhos começa a dar lugar para uma postura empresarial efetivamente cidadã? Escalamos para essa dupla empreitada os experientes Dario Palhares (agências) e Martha Funke (empresas), que ouviram dezenas de relatos sobre o que esperar de agora em diante dos efeitos da crise e as consequências de curto, médio e longo prazos que poderão advir de momento tão complexo. Na empreitada de fazer com que o Anuário, hoje uma referência para a atividade da comunicação corporativa no País, também o fosse publicitariamente, reunindo o apoio consistente de agências e empresas, a publicação superou o desempenho de 2019, conquistando este ano a adesão de 64 marcas, contra as 53 do ano anterior. Por tudo isso, e também pelo apoio renovado que a publicação recebeu da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje) e da Associação Brasileira das Agências de Comunicação (Abracom), este Anuário chega ao mercado renovado em suas aspirações e no compromisso de levar informações de qualidade para os milhares de profissionais que vivem da atividade. Boa leitura!

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