Jornal da COMUNICAÇÃO CORPORATIVA | Especial de NATAL

9 Prontos para o que der e vier Com certeza, 2020 foi o ano mais desafiador que uma geração inteira vivenciou, no Brasil e no mundo. Do dia para a noite, tivemos que nos adequar à realidade que a Covid-19 nos impôs. E, até então, não havia ocorrido nada semelhante, para termos como exemplo ou linha a seguir. Foi uma aventura Ao Vivo, que nós todos tivemos que desbravar. No início, a preocupação número 1 era garantir a segurança e bem-estar de todos os colaboradores. Adotamos o home office em 18 de março, e assim estamos até o momento. Paralelamente, nos colocamos à disposição dos nossos clientes para, além do serviço prestado, ajudá-lo a atravessar a situação da melhor maneira possível. No primeiro momento, criamos um manual sobre a Covid-19, com orientações de como promover a comunicação com todos os stakeholders, e boletins diários sobre como cada segmento estava se adaptando ao momento. Na sequência, revisamos e adequamos todos os planejamentos, agora, com visão de curto prazo. E se passaram nove meses. A incerteza do início tornou-se aprendizado diário e motivo para nos reinventarmos a cada obstáculo que a pandemia nos coloca. Desde definir qual plataforma adotar para nossas reuniões online, até criar eventos totalmente virtuais para os clientes, sem nos esquecermos da gestão, para manter a saúde financeira da empresa, os colaboradores engajados e a prospecção ativa. 2021 está quase aí e, apesar das inúmeras incertezas existentes, nós estamos mais preparados para os desafios que certamente surgirão. Hoje, estamos mais flexíveis, criativos, proativos, integrados, conectados, prontos para o que der e vier. Aprendemos a escutar melhor, enxergar oportunidades onde jamais imaginaríamos, a prestar mais atenção ao mercado e à concorrência, nossa e dos clientes. Que venha 2021! Fernando Saliba, Sócio-diretor do Grupo Printer Comunicação Resiliência foi para mim o sentimento mais forte em 2020. Tivemos que focar em cada atividade do nosso planejamento e repensar à luz das mudanças do comportamento da sociedade. Quem estiver atendo a esse fato, depois de tanto aprendizado, estará pronto para continuar mudando e se transformando ao longo de 2021 e de todos os anos que ainda estão por vir. Debora Freire, CEO da DFREIRE Comunicação e Negócios

RkJQdWJsaXNoZXIy NDU0Njk=