Jornal da COMUNICAÇÃO CORPORATIVA | Especial de NATAL

10 O jogo não termina... que venha 2021 Este ano nós lutamos para manter negócios e empregos. Perdemos milhares de vidas. Sofremos com o isolamento e as saudades dos nossos entes queridos. Enfrentamos a onda do negacionismo e as fake news. Tudo isso nos fez mais fortes. Mais fortes por acreditar. Em nossos colaboradores, que deram seu sangue para dar conta da rotina de home office, casa, filhos, etc. Em nossos cientistas, que descobriram vacinas em tempo recorde para a humanidade. Em nossos profissionais de Saúde, fundamentais no front de combate. Em nossa Imprensa, que defendeu com unhas e dentes a Democracia, oferecendo a informação e a transparência que tanto precisávamos. Em nossos clientes, com seus esforços coletivos de apoio, contribuindo para um tsunami de solidariedade. Em minhas reflexões, penso em 2020 como parte de um grande contexto. O autor Simon Sinek tem uma obra chamada O Jogo Infinito, onde ele traça paralelos sobre o tempo para qualquer situação e a necessidade da constância nos hábitos e ações para que os resultados apareçam. Ter uma mentalidade de que o nosso jogo é infinito nos oferece uma nova perspectiva para as coisas. Se tem algo que a pandemia certamente nos ensinou é que somos seres adaptáveis e podemos ser solidários. Que possamos levar para 2021 todos estes aprendizados e a constância dos bons hábitos. Marcio Cavalieri, Sócio-fundador da RPMA Comunicação O ano de 2020 será lembrado também por nos ter obrigado a pausar e refletir sobre o que é de fato importante em nossas vidas, e assim, redefinir prioridades. Esse ano atípico acelerou a transformação digital, e no outro extremo, reforçou toda a nossa humanidade – com vulnerabilidades, emoções e interdependência. As relações humanizadas deram ainda mais destaque à comunicação, que por sua vez, também teve de se ajustar a esse momento. Mais do que se expressar de forma não-violenta, com mensagens-chave alinhadas ao propósito e aos negócios, ouvir verdadeiramente nossos interlocutores mostrou-se ainda mais essencial para nos comunicarmos bem, nessa nova era. A empatia se associou à capacidade de ler contextos, e assim despertamos para a necessidade de não apenas entregar resultados positivos e crescentes, mas de comprovar como contribuímos para um mundo melhor. Seja pelo uso de máscaras, pela coordenação de doações, entre tantas outras formas, percebemos que embora frágeis, cada um de nós conta e pode gerar muito impacto. Que apesar de tanta dor, as lições de 2020 permaneçam para sempre conosco e que sigamos plantando boas sementes, pois a colheita é certa e os frutos são sempre maiores... Boas festas com saúde e segurança. Carol Silvestre, Diretora de Relações com a Mídia e Gestão de Reputação da Cargill, LATAM - Cone Sul

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