Jornal da COMUNICAÇÃO CORPORATIVA | Especial O ANO DA PANDEMIA

OANODAPANDEMIA 11 A Dow Chemical Company, comumente referida como Dow, fabrica produtos plásticos, químicos e agropecu- ários, que estão inseridos nos mercados de edificação e construção civil, fabricação industrial e produtos químicos, beleza e cuidados pessoais indústria automotiva e transpor- tes, e embalagens. Com sede em Michigan (Estados Unidos), a companhia está presente em 130 países, emprega aproxi- madamente e 54 mil pessoas em todo o mundo. No Brasil, possui 11 unidades, distribuídas em quatro estados – Bahia, Minas Gerais, Pará e São Paulo, onde mantém um centro de inovação – e reúne cerca de 2.200 colaboradores. Por sua presença global, acompanhou a evolução da pan- demia do novo coronavírus desde o início e estabeleceu, como prioridade, a preservação da saúde dos seus funcionários. As conexões com as outras unidades fizeram com que a empresa entendesse, ainda cedo, o que estava acontecendo. Imediatamente, os comitês de crise da companhia, tanto em nível Global quanto no Brasil, estabeleceram medidas de se- gurança dos funcionários, se antecipando nas decisões de en- frentamento da Covid-19, antes mesmo que ela chegasse às áreas onde mantém operações. De acordo com a Helena Alonso , Gerente de Comunica- ção Executiva e Crise da Dow, a empresa tomou a decisão de tornar o trabalho remoto para todas as unidades adminis- trativas logo no início da crise. Segundo ela, as áreas opera- cionais tiveram um olhar especial para que a segurança dos colaboradores fosse mantida. “Fizemos uma série de ações e protocolos para assegurar nossas operações e proteger os nossos funcionários, principalmente o estado do Pará (onde está uma das maiores operações da Dow) que já vinha bas- tante pressionado pelo avanço da doença”, comenta. Neste processo de enfrentamento, a Comunicação foi fun- damental. O comitê de crise multidisciplinar da Dow convidou todas as áreas para participarem do processo de decisões que a empresa tomaria, mobilizando e sensibilizando a todos so- bre o que estava acontecendo. De acordo com a executiva, o modelo de negócio flexibilizado da Dow, facilitou a tomada de decisão ao tornar o trabalho dos funcionários remoto. “Man- DOW A importância de pensar no próximo

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