Jornal da COMUNICAÇÃO CORPORATIVA | Especial O ANO DA PANDEMIA

OANODAPANDEMIA 21 A Samsung Electronics ou simplesmente Samsung é uma corporação transnacional sul-coreana que atua em di- versos ramos da área de tecnologia da informação com sede em Seul, Coreia do Sul. Na América Latina, possui cerca de 17 mil colaboradores e no Brasil, pouco mais 10 mil colabo- radores. A filial brasileira é responsável pelas áreas Jurídicas, Compliance, Comunicação, Reponsabilidade Social Corporativa e a área de Relações Governamentais e Recursos Humanos, de toda a região. Para a companhia, o acompanhamento da pandemia come- çou cedo. Sediada na Ásia, onde tudo começou, pôde acompa- nhar de perto o desenvolvimento e o potencial da doença. Com isso, as subsidiárias dos demais países onde mantém opera- ções puderam aproveitar as primeiras medidas tomadas na- quele continente e implementá-las localmente. O principal foco da Samsung foi colocar o maior número de funcionários corpo- rativos em regime de home office. Como conta o Vice-presiden - te de Public Affairs da Samsung Eletronics, Mario Laffitte , os processos da companhia e a infraestrutura tecnológica surpre- enderam com a mudança de local de trabalho. “Todos os nos- sos processos funcionaram muito bem. Na América Latina, por exemplo, nossos colaboradores se mostrarammuito alinhados para trabalhar em casa”, comenta. A medida deu tão certo que a companhia prolongou o modelo para 2021, e hoje todos os colaboradores do Brasil, Peru e Chile se mantém em trabalho remoto, e no México 60% e Argentina 50% dos colaboradores. Para o enfrentamento da pandemia foram abertas duas frentes para a tomada de decisão. A primeira, era focada em pesquisa cientifica, buscando orientações com especialistas de quais medidas sanitárias se faziam necessárias para um tra- balho seguro. A segunda, buscou estreitar o contato com as autoridades para entender as regulamentações locais. “Im- plantamos o fornecimento de álcool em gel em nossas fábri- cas, adotamos o espaçamento na troca de turnos, alteramos a logística de transporte de funcionários, promovemos o forne- cimento de máscaras e equipamentos de proteção individual, intensificamos a assistência médica, e fizemos um rearranjo dos postos de trabalho nas fábricas que, em alguns casos, im- plicaram na paralisação da produção por uma semana até que fossem finalizados.”, lembra o executivo. A Samsung também desenvolveu um aplicativo de suporte aos seus colaboradores, por meio do qual era possível fazer checagem de sintomas, esclarecer sobre hábitos e compor- tamentos sociais que representassem risco de contágio pelo coronavírus, além de dar suporte emocional relacionado à pan- demia. A companhia buscou também uma maior aproximação jun- to ao poder público, somando esforços no combate à doença. Tecnologia no enfrentamento da pandemia SAMSUNG

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