Jornal da COMUNICAÇÃO CORPORATIVA | Especial O ANO DA PANDEMIA

OANODAPANDEMIA 25 A pandemia do coronavírus mostrou o tanto que a socie- dade necessita de internet, seja em casa ou no trabalho onde o projeto de transformação digital foi acelerado. Nunca em tão pouco tempo as operadoras de telecomunicações foram exigidas a oferecerem um serviço de melhor qualidade além do que já era ofertado. O ano de 2020 afetou não só o cenário da economia e saúde mundial, como também impactou substancialmente o mercado das telecomunicações, e colocou em xeque o desempenho das operadoras. A TIM Brasil, uma das maiores operadoras de telecomunica- ções do País, estabeleceu desde o início da pandemia, um comi- tê de crise para lidar e reagir a esse novo normal que mudou a forma de viver dos seres humanos. Com 55 milhões de clientes e a maior cobertura 4G do território nacional, a companhia criou uma rotina de gestão que permitiu monitorar e ajustar os pro- cedimentos de segurança no dia-dia, como conta Mario Giraso- le , Vice-presidente Regulatório Institucional e Imprensa da TIM Brasil. “O tráfego nas redes moveis sofreu um aumento de 30%, mas nas redes fixas foi muito maior”, comenta. De acordo com o VP, o sistema só não entrou em crise porque, em parceria com governos locais e federal, foi possível enquadrar os funcionários da companhia como serviço essencial. Isso, mesmo com lock- downs , políticas de isolamento e bloqueios sanitários, as redes da TIM nunca ficaram sem manutenção e as equipes prestaram suporte técnico 24 horas por dia, resolvendo as eventuais ocor- rências geradas pela forte demanda. Segundo Girasole, dos efeitos da Covid19 na Itália, onde fica a controladora da TIM Brasil, foi essencial para preparar a em- presa para o que estava por vir deste lado do Atlântico. “Em 15 dias tivemos que preparar a empresa para enfrentar a doença. Era inevitável e o potencial de danos ao sistema de saúde era previsível, afinal, o Brasil tem muito fluxo de pessoas, está den - tro de muitas rotas”, pondera. De um dia para o outro, ainda de acordo com o VP da TIM, a companhia colocou cerca de dez mil colaboradores em regime de home office e, mesmo fora do ambiente convencional de trabalho, acompanhou de perto o cotidiano do seu time, realizando pesquisas e consultas junto a eles, sobre como melhorar as condições para a travessia desse período. Talvez este tenha sido o segredo para que a produtivi- dade não fosse impactada negativamente, apesar das pessoas estarem trabalhando dentro de suas casas. Na verdade, a manu- tenção da produtividade neste regime de trabalho, e em alguns casos até mesmo o aumento dela, foi uma realidade vivida por muitas empresas. Então, por que já não ter adotado esse mo- delo anteriormente? “Faltava coragem para a maioria de nós”, observa o executivo. “Faltava coragem para simplificar” TIM BRASIL

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