

32
NOVOS MERCADOS
Jogo difícil
Nildo Pedrosa é empresário do segmento de locação de
veículos desde quando criou a Locavel, há 20 anos. Começou
com automóveis. Mas, logo enxergou uma nova oportunidade
de negócios, ao descobrir que poderia alugar caminhões guin-
dastes (muncks) para empresas de manutenção e ampliação de
redes elétricas.
Ele percebeu que as poucas empresas de locação da época
“tinham experiência mínima e ofereciam péssimo atendimento”,
embora recebessem “remuneração atraente”. Com esse cenário
ele entrou nesse nicho de mercado em 1997, com três unidades.
Agora, com grande know how de atuação, ele compara os
segmentos de leves e de pesados e diz: “São mercados total-
mente diferentes”. E aponta um dos diferenciais: “Os veículos pe-
sados têm muita tecnologia embarcada, o que, necessariamente
exige o treinamento de equipes de motoristas, de manutenção e
também da operação”. Por tudo isso os custos são muito eleva-
dos, da operação à manutenção.
Para esclarecer seus argumentos com números Nildo Pedro-
sa fala do valor da aquisição de componentes. E revela que o
custo de uma rodagem completa de um conjunto cavalo mecâ-
nico/prancha baixa é de R$ 35,4 mil, “ou seja, valor equivalente a
um veículo Uno zero quilômetro”, compara.
Atualmente a frota de veículos pesados da Locavel é com-
posta de cerca de 200 unidades, incluindo caminhões – de vá-
rios níveis de capacidade de carga – ônibus e micro-ônibus. O
tempo médio de renovação é de cinco anos. Mas tem empresa
que exige veículo novo a cada 36 meses. Por isso também Nildo
Pedrosa lembra que este mercado exige altos investimentos.
A maioria dos contratos é firmada com empresas privadas,
embora no setor público exista potencial, principalmente nas
companhias estatais de águas, esgotos e energia.
Ao fazer uma projeção de longo prazo para o segmento de
locação de pesados, no mundo, o empresário conclui que tiran-
do exemplos de regiões onde esse negócio já está consolidado,
especialmente nos Estados Unidos e na Europa, a tendência é
de uma ampliação e consolidação dos mercados. Para ele, um
exemplo de crescimento com eficiência é a empresa “Penske
americana, que hoje é a maior do setor”.
Contudo, o otimismo muda quando Nildo Pedrosa fala das
perspectivas para 2015 no Brasil. “Com a crise que estamos vi-
Atuar com locação de veículos pesados pode ser um bom
negócio, mas exige persistência e profissionalismo, posto que
oscila no ritmo de andamento da economia nacional.
NEW MARKETS