Jornal da COMUNICAÇÃO CORPORATIVA | Especial

DIA DA COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL 15 Carime Kanbour identifica, em suas reflexões, a essencialidade de um profundo conhecimento dos vários públicos para o crescimento profissional e dos negócios e realça os desafios de calibrar o fluxo informativo, cada vez maior e incontrolável. A área de comunicação corporativa será cada vez mais desafiada em termos de agilidade, colaboração e transparên - cia. Os públicos de relacionamento em geral – fornecedores, clientes, comunidades, colaboradores, formadores de opinião, entre todos os outros – estão cada vez mais conectados às iniciativas das empresas, contribuindo direta e ativamente para o sucesso das ações e a manutenção de sua reputação. Para a construção conjunta com cada um desses públicos é fundamental o entendimento mais profundo de seus comportamentos e expectativas para um diálogo assertivo e de qualidade. Além disso, é importante o acompanhamento de suas manifestações públicas nas plataformas digitais para nortear a coerência e o tom das interações. Reforçando um clichê tão defendido ao longo dos anos pelas áreas de comunicação, de que as crises representam oportunidades para as empresas, vivemos um momento em que tivemos que nos reinventar – como área e como negócio – com muita rapidez e criatividade. É ummomento emque a inquietude dos comunicadores faz total diferença na interpretação dos cenários e no alcance de resultados. Vivemos tambémdiante de umvolume de notícias gerado semprecedentes. Não há ferramenta humana ou tecnológica que dê conta de identificar e acompanhar as repercussões sobre ou de interesse da companhia. Praticamente todos os temas são relevantes e estão conectados. Por isso, é imprescindível que as áreas de comunicação tenham bons relacionamentos e fortaleçam seus núcleos internos de troca de informações e monitoramento de temas, em especial os de nicho, para que a empresa não fique vulnerável em relação às repercussões. Auxiliar e apoiar os colaboradores na compreensão da influência digital, na utilização de novas ferramentas, no en - tendimento do impacto das fake news e do peso dos novos formatos de comunicação precisam ser prioridades das áreas de comunicação, assim como a manutenção das redes internas de colaboração.  A inquietude dos comunicadores faz a diferença Carime Kanbour, Gerente de Comunicação, Marca e Relações Institucionais da Klabin

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