Jornal da COMUNICAÇÃO CORPORATIVA | Especial O ANO DA PANDEMIA

OANODAPANDEMIA 19 M aior banco da América Latina, com mais de quatro mil pontos de atendimentos, 90 mil funcionários e, aproxi- madamente, 55 milhões de clientes. O Itaú Unibanco é o maior conglomerado financeiro do Hemisfério Sul e está pre - sente em 21 países e, de uma hora para a outra o se viu diante da necessidade de migrar seus colaboradores para o chamado “regime de home office”, por conta do risco iminente da pande - mia do novo coronavírus. De acordo com Leandro Modé , Supe- rintendente de Comunicações e Relações Governamentais, tão logo os primeiros casos de Covid19 surgiram no continente, por volta do dia 15 de março de 2020, os funcionários foram deslo- cados para o trabalho remoto, o que exigiu um grande esforço da área de tecnologia do banco. “Migramos gradualmente nos- sos funcionários para home office, até chegarmos no número de 55 mil pessoas trabalhando de casa”, relata Modé. A ação que tinha o objetivo de garantir a segurança e a saúde dos funcioná- rios, no entanto, trouxe dúvidas sobre o resultado da adaptação neste novo ambiente de trabalho, de forma a manter a produti- vidade e desenvolvimento da empresa. De acordo com o execu- tivo, desde o início havia mapeamento da produção dos colabo- radores e os resultados positivos apareceram nos primeiros dias da mudança, mostrando que a providência havia sido acertada. Resolvido o aspecto da gestão do negócio, o Itaú concentrou sua atenção na busca por caminhos que ajudassem a sociedade no combate à pandemia e, neste sentido, os comitês de Crise e Executivo tiveram papel essencial, deliberando ações para as di- ferentes áreas da instituição financeira, parceiros e comunidade. Sob a coordenação do médico Paulo Chapchap, diretor do Hos- pital Sírio-Libanês, em São Paulo, o Itaú criou o programa Todos pela Saúde, que reuniu um grupo de especialistas de diversos setores da saúde, alguns deles figuras públicas como o médico Dráuzio Varella, com o objetivo de contribuir para o combate à pandemia nas diferentes classes sociais e apoiar as iniciativas da saúde pública. Todos os recursos disponibilizados para este fim seriam geridos por este grupo de especialistas e, para ele, o Itaú destinou R$ 1 bilhão, que se revelou a maior contribuição de uma única empresa para o combate à doença. “Esse valor veio, exclusivamente, dos resultados alcançados pelo banco, e foi uti- lizado para apoio de serviços públicos, SUS e hospitais. A gover- nança fez com que os recursos chegassem até a ponta e pudes- sem ajudar, efetivamente, a salvar vidas”, diz o Superintendente. Além deste valor, os acionistas somaram outros R$ 250 milhões que também foram destinados ao Todos pela Saúde. Mas o impacto da Covid19 não se restringiu exclusivamente à saúde e atingiu fortemente a economia, sobretudo dos peque- nos emédios empreendedores, que tiveram seus negócios inter- rompidos por conta das restrições de isolamento. Para atender a esta parcela de clientes, o banco criou o programa Travessia, que previa o alongamento de prazos dos contratos de emprés- timos em até seis anos para Pessoa Física, com carências de até Materializando o combate a covid-19 ITAÚ UNIBANCO

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