90
Anuário ABLA 2012
Montadoras
MAN
José Ricardo Alouche
Diretor de vendas,
marketing e pós-vendas
Antonio
Cammarosano Filho
Diretor Comercial
Cid Mário Manechini
Gerente de operações
comerciais e pedidos
especiais
Antonio Roberto
Cortes
Presidente
Posicionado entre os maiores grupos fabricantes de caminhões
do mundo, a MAN, com sede na Alemanha, começou a operar
no Brasil em 2009, mas já nasceu grande: adquiriu a Volkswagen
Caminhões e Ônibus e criou a MAN Latin America. Atualmente a
empresa atua no Brasil com as duas marcas.
Com uma plataforma consolidada no Brasil e reconhecida por
inovações tais como Consórcio Modular e o conceito Sob Medida.
O primeiro é um formato de produção que reúne
os fornecedores na mesma área condomínio da montadora.
O Sob Medida é um conceito de caminhão segmentado, partindo
da constatação que “um veículo não pode ser totalmente idêntico
ao outro, simplesmente porque as necessidades de um cliente
também não são idênticas às de outro”. Assim a empresa continuou
crescendo continuadamente.
Ao completar 30 anos de mercado, já conquistou clientes no Brasil
e em mais de 30 países da América Latina, Oriente Médio e África.
Em 2012, a MAN Latin America anunciou investimento de mais
de R$ 1 bilhão para aumentar a oferta de veículos comerciais
das marcas Volkswagen e MAN. A empresa pretende atuar em
nichos de mercado ainda não explorados e aumentar a capacidade
produtiva em sua fábrica de Resende.
Vendas totais
50.829
Vendas diretas
13.777
Vendas no setor de locação
1.980
Unidades comercializadas - 2011