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Os governantes terão de enfrentar vá-
rios desafios para recolocar o Brasil na rota
do crescimento econômico em 2015 e nos
anos seguintes. Dentre todos, um dos mais
importantes é a eliminação dos atuais obs-
táculos que dificultam uma fluidez maior
dos transportes, define a Câmara Interame-
ricana de Transportes (CIT).
Para a entidade, os problemas do setor
são conhecidos. Segundo Roberto Galhardo,
diretor sênior da CIT e coordenador do MBA/
Getram em Logística, Mobilização e Meio Am-
biente, “em que se pesem as iniciativas gover-
namentais de seus programas (PAC 1, PAC 2
e PIL) e o Plano CNT de Transporte e Logística
2014, lançado pela Confederação Nacional
do Transporte (CNT), o Brasil ainda apresenta
precariedade na infraestrutura de transportes”.
Ele revela que a confirmação das defi-
ciências estruturais do Brasil ficou patente
após a divulgação do “Relatório de Com-
petitividade Global” do Fórum Econômico
Mundial (em inglês, WEF), que avaliou a
situação de 144 países: “De 2011 a 2014
o Brasil caiu da 53ª para a 57ª posição, fi-
cando atrás dos países que compõem os
BRICS, com exceção da Índia”.
E Galhardo acrescenta: “Para o país, in-
felizmente, as más notícias não param por aí.
Por conta das recentes mudanças da eco-
nomia global, com a queda do preço inter-
nacional das commodities, a saída do capital
estrangeiro que havia migrado para o Brasil
no auge da crise financeira mundial e a de-
terioração da política macroeconômica bra-
sileira, a tendência é de que tenhamos um
2015 de dificuldades para todos os setores”.
O diretor da CIT comenta que os prin-
cipais problemas apontados no relatório
da WEF foram “regras tributárias confusas,
legislação trabalhista restritiva, oferta ina-
dequada de infraestrutura, pesada carga
tributária e burocracia governamental”.
Em decorrência de toda essa conjun-
tura, uma sondagem da CNT denominada
“Expectativas Econômicas do Transporta-
dor – 2014” mostra que os empresários do
transporte estão cautelosos e que 82,7%
deles tiveram aumento de custos.
Diante do quadro, é preciso agir para
mudar a situação. As medidas são conhe-
cidas e factíveis. “São necessárias boas
condições de segurança e trafegabilidade
nas rodovias, malhas ferroviária, aeroviária
e hidroviária compatíveis com as dimen-
sões e a relevância do país, terminais e por-
tos modernos e eficientes, que propiciem o
LOGÍSTICA
Do diagnóstico
para o tratamento
Câmara Interamericana de Transportes apresenta motivos que
impedem melhor fluidez dos transportes e recomenda ações imediatas
para evitar maiores danos à economia do Brasil
LOGISTIC