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Os governantes terão de enfrentar vá-

rios desafios para recolocar o Brasil na rota

do crescimento econômico em 2015 e nos

anos seguintes. Dentre todos, um dos mais

importantes é a eliminação dos atuais obs-

táculos que dificultam uma fluidez maior

dos transportes, define a Câmara Interame-

ricana de Transportes (CIT).

Para a entidade, os problemas do setor

são conhecidos. Segundo Roberto Galhardo,

diretor sênior da CIT e coordenador do MBA/

Getram em Logística, Mobilização e Meio Am-

biente, “em que se pesem as iniciativas gover-

namentais de seus programas (PAC 1, PAC 2

e PIL) e o Plano CNT de Transporte e Logística

2014, lançado pela Confederação Nacional

do Transporte (CNT), o Brasil ainda apresenta

precariedade na infraestrutura de transportes”.

Ele revela que a confirmação das defi-

ciências estruturais do Brasil ficou patente

após a divulgação do “Relatório de Com-

petitividade Global” do Fórum Econômico

Mundial (em inglês, WEF), que avaliou a

situação de 144 países: “De 2011 a 2014

o Brasil caiu da 53ª para a 57ª posição, fi-

cando atrás dos países que compõem os

BRICS, com exceção da Índia”.

E Galhardo acrescenta: “Para o país, in-

felizmente, as más notícias não param por aí.

Por conta das recentes mudanças da eco-

nomia global, com a queda do preço inter-

nacional das commodities, a saída do capital

estrangeiro que havia migrado para o Brasil

no auge da crise financeira mundial e a de-

terioração da política macroeconômica bra-

sileira, a tendência é de que tenhamos um

2015 de dificuldades para todos os setores”.

O diretor da CIT comenta que os prin-

cipais problemas apontados no relatório

da WEF foram “regras tributárias confusas,

legislação trabalhista restritiva, oferta ina-

dequada de infraestrutura, pesada carga

tributária e burocracia governamental”.

Em decorrência de toda essa conjun-

tura, uma sondagem da CNT denominada

“Expectativas Econômicas do Transporta-

dor – 2014” mostra que os empresários do

transporte estão cautelosos e que 82,7%

deles tiveram aumento de custos.

Diante do quadro, é preciso agir para

mudar a situação. As medidas são conhe-

cidas e factíveis. “São necessárias boas

condições de segurança e trafegabilidade

nas rodovias, malhas ferroviária, aeroviária

e hidroviária compatíveis com as dimen-

sões e a relevância do país, terminais e por-

tos modernos e eficientes, que propiciem o

LOGÍSTICA

Do diagnóstico

para o tratamento

Câmara Interamericana de Transportes apresenta motivos que

impedem melhor fluidez dos transportes e recomenda ações imediatas

para evitar maiores danos à economia do Brasil

LOGISTIC